Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Milhões de brasileiros saem do vermelho com mutirão de renegociação de dívidas dos bancos

A pandemia fez com que muitos brasileiros ficassem inadimplentes, mas uma boa parte já está renegociando suas dívidas. Saiba mais!

Em março, inúmeras instituições financeiras ofertaram renegociação de dívidas aos seus clientes inadimplentes. Essa iniciativa, chamada de Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, ajudou os brasileiros a limparem o nome. 

Assim, no período em questão, foram registradas 11.700 solicitações de consumidores buscando negociar ou parcelar suas dívidas. Entre essas solicitações, 5.988 delas, ou seja, 51,2% do total, foram direcionadas a bancos, financeiras e administradoras de cartão.

Dessa forma, é importante destacar que esse volume é maior do que a soma dos registros abertos nos dois primeiros meses do ano. Portanto, houve um aumento significativo na procura por renegociação e parcelamento de dívidas durante o período analisado.

26,3 milhões de dívidas já foram renegociadas desde 2020

A pandemia causou inúmeros impactos no Brasil e no mundo. Além das 700 mil mortes, houve um aumento significativo da inflação. Aliás, alguns dos casos de endividamentos podem ter relação com a falta da renda do parente falecido. 

Juntando todos esses fatos, ao longo dos anos de pandemia, tornou-se difícil arcar com custos básicos de sobrevivência. Consequentemente, milhões de brasileiros se endividaram. Desde então, 26,3 milhões de dívidas já foram renegociadas.

Segundo o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, mais uma vez, a ação de renegociação de dívidas teve um efeito positivo e concreto para o consumidor. Esse processo, portanto, é uma medida preventiva para evitar o superendividamento.

Assim, os custos da inadimplência são reduzidos, o que beneficia todos os envolvidos. Além disso, as renegociações também têm um impacto positivo na economia, pois isso estimula o crescimento das operações de crédito.

Há 71,44 milhões de pessoas em situação de inadimplência no país

O Serasa apresenta, mensalmente, os índices de inadimplência do país. Assim, de acordo com os dados mais recentes, o Brasil possui um total de 71,44 milhões de pessoas em situação de inadimplência. Houve um aumento de 732 mil indivíduos inadimplentes em comparação com o mês anterior. 

Outra análise significativa do Mapa da Inadimplência é a distribuição da população com nome restrito por faixa etária. Dessa forma, é possível observar que as faixas de idade entre 24 e 40 anos e entre 41 e 60 anos são as mais afetadas. Elas representam, cada uma, 34,8% do total de inadimplentes. Por fim, a faixa etária acima de 60 anos representa 18% das dívidas inadimplentes.

Imagem: fizkes/Shutterstock.com