Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Caixa perde na Justiça e fará pagamento adicional para estas pessoas; confira

Justiça condena Caixa a pagar adicional de periculosidade para os seus servidores. Clique aqui e veja quem pode receber!

Ana LuisaPor Ana Luisa2 min de leitura
Fachada de uma agência da Caixa

A Caixa Econômica Federal perdeu uma ação na Justiça do Trabalho e será obrigada a pagar um adicional para os seus funcionários. Cerca de 300 pessoas podem se beneficiar da decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região moveu uma ação trabalhista contra a Caixa, em 2014, em favor dos funcionários do banco que atuavam na unidade do Brás, na zona leste da capital paulista.

De acordo com o processo, o sindicato pedia que o banco pagasse um adicional de periculosidade de 30% do valor do salário para os servidores que trabalham no prédio. Além disso, o órgão pedia que medidas fossem tomadas para aumentar a segurança dos funcionários.

Funcionários da Caixa trabalham ao lado de um depósito de combustíveis

A unidade da Caixa que fica no Brás tem 300 funcionários do banco e 1.000 colaboradores terceirizados que atuam no serviço de call center. As atividades no edifício acontecem 24h por dia.

Dessa forma, o banco instalou um sistema de geradores para garantir que a unidade continue funcionando mesmo com uma queda do fornecimento de energia elétrica. Assim, centenas de litros de combustíveis ficam no local para alimentar os geradores.

É justamente a presença dos combustíveis no prédio que fez com que o sindicato entrasse com uma ação contra a Caixa. Para o representante dos trabalhadores, eles correm risco ao atuar no prédio, que também armazena litros de material inflamável.

Reunião para tirar dúvidas

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Com a decisão do TST, a Caixa não pode mais pedir recurso contra a decisão. Portanto, ela terá que pagar o adicional de periculosidades para quem trabalha na unidade do Brás. Assim, a assessoria jurídica do sindicato e os diretores do banco querem fazer uma reunião com os servidores.

A ideia é que os funcionários tirem as suas dúvidas sobre o processo e se inteirem dos próximos passos. O encontro vai acontecer no dia 21 de junho (quarta-feira), a partir das 18h, na Rua São Bento 413, Centro.

Imagem: rafastockbr/shutterstock.com

Ana Luisa

Autor

Ana Luisa

Jornalista formada na UFV e redatora

Topicos relacionados