Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ministro da Educação ameaça fazer grave redução no FIES; entenda

O governo irá propor uma grande redução no FIES, de acordo com as informações do ministro da Educação. Confira!

Uma medida do governo promete fazer uma redução no FIES, o Fundo de Financiamento Estudantil. O anúncio foi do ministro da Educação, Camilo Santana, a fim de implementar maior rigidez nos critérios de concessão do programa.

Em entrevista ao jornal O Globo, o chefe da pasta visa a possuir um controle maior em relação aos estudantes quanto a esse tipo de financiamento. Entenda os motivos para isso na sequência do texto.

Maior controle do governo deve causar redução no FIES

Imagem de uma mão segurando uma caneta enquanto escreve em uma folha de papel. No lado direito da imagem, há a logo do Fies
Imagem: Andrey_Popov / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Entre as principais alterações no programa de financiamento estudantil, está a intenção de fazer uma redução para atender a apenas 100 mil beneficiados por ano. Segundo o ministro Santana, em 2014 houve um total de 700 mil pessoas inscritas no Fies.

“Então, precisa de uma ferramenta, de um controle maior, com critérios mais rígidos. E, é claro, com o acesso muito menor. A nossa meta é ter por ano em torno de 100 mil jovens inscritos”, afirmou o ministro.

Veja também:

CUIDADO: Tribunal encontra irregularidades em 4,75 milhões de benefícios do Bolsa Família

Sendo assim, espera-se que o lançamento da versão revisada do programa aconteça em 2024. A principal razão para a reestruturação é garantir que o programa seja mais uma ferramenta de política social do que um instrumento financeiro e econômico.

Quais são os planos para as mudanças?

Além da redução no FIES, o foco das mudanças passa a ser os estudantes que estão em situação de inadimplência por causa do financiamento. Isso porque esse é um dos principais problemas do programa e que precisa de uma solução.

Desse modo, a proposta implica a criação de ferramentas mais rígidas de controle e seleção de candidatos ao programa, evitando que os estudantes não consigam arcar com os custos, como está acontecendo atualmente. O governo pretende enviar o texto da nova versão do Fies para a análise do Congresso Nacional até o final deste ano.

Imagem: Andrey_Popov / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital