Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Abono do PIS/Pasep volta a ser pago com novos valores e outros critérios para saque

Milhões de trabalhadores já aguardam o próximo pagamento do abono PIS/Pasep. Confira as novas regras para receber!

Muitos trabalhadores estão na expectativa de receber o próximo abono salarial do PIS/Pasep. A boa notícia é que o pagamento desse benefício deve acontecer em breve para aqueles que desempenham suas funções com carteira assinada.

Vale lembrar que esse abono corresponde a um “14º salário”. Estima-se que os valores terão como destino cerca de 25 milhões de trabalhadores, em especial os que ganham os menores salários. Saiba mais sobre esse repasse a seguir.

Abono salarial do PIS/Pasep: pagamento deve ocorrer em breve

Blocos de madeira escritos "PIS" e "PASEP". Ao lado direito do bloco tem uma calculadora azul e do lado esquerdo um cofrinho de porco rosa.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil são os bancos encarregados de liberar, respectivamente, o PIS (Programa de Integração Social) e o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

Veja também:

Ministro da Educação ameaça fazer grave redução no FIES; entenda

Para ter direito ao abono salarial em 2024, o trabalhador precisará cumprir todos os requisitos listados pelo Ministério do Trabalho no chamado ano-base, ou seja, o anterior a que o pagamento se refere. Confira:

  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2022;
  • Ter recebido no máximo dois salários mínimos por mês;
  • Ter inscrição no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter dados informados pela empresa na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou eSocial.

Quais serão os valores e como sacá-los?

Quanto aos valores que o trabalhador irá receber, essa consulta poderá ser feita a partir do início do ano que vem. Também é nos primeiros meses, em geral, que o abono do PIS/Pasep começa a cair na conta de quem tem esse direito, limitado ao valor de um salário mínimo do ano vigente (2024).

Para consultar e sacar esse benefício, os trabalhadores deverão acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS) com uma conta gov.br. No app, será possível solicitar o resgate do valor. Confira abaixo o passo a passo:

  • Abra o menu e toque em “Benefícios”;
  • Selecione a opção “Abono salarial”;
  • Filtre a busca pelo ano-base 2022;
  • Confira se há direito ao pagamento, quando ele cairá na conta e o valor do abono.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com