Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ministro promete encurtar prazo da espera do benefício do INSS

Recentemente, o ministro do Trabalho e da Previdência Social, José Carlos Oliveira, falou sobre a possibilidade de encurtar os prazos para concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2022.

Do ponto de vista do ministro, o objetivo é que a fila de espera do instituto seja reduzida ainda este ano. A informação foi divulgada após o anúncio do fim da greve de servidores e médicos vinculados ao INSS. Dados apontam que mais de 1 milhão de brasileiros esperam por perícias médicas.

É provável que você também goste:

Imposto de Renda: benefícios do INSS podem reduzir seu imposto

Segurado do INSS terá que devolver valores recebidos antecipadamente

INSS: pagamento da segunda parcela do 13º salário continua essa semana; veja quem recebe

Presidente do INSS garantiu que os esforços serão para normalizar os atendimentos o mais rápido possível

Com a retomada dos atendimentos, a fila de espera, que não é nada pequena, vai começar a ser reduzida. O presidente do INSS, Guilherme Serrano, assegurou que todos os esforços serão destinados a agilizar as entregas aos segurados da Previdência Social.

“Trabalharemos para normalizar nosso atendimento o mais rápido possível nas agências de todo o país. Estamos focados em agilizar as análises e concessões de benefícios dos segurados”, afirmou Guilherme Serrano.

Somente em março deste ano, havia mais de 1,7 milhão de solicitações de benefícios previdenciários para serem analisados e concedidos, segundo o boletim da Previdência Social, realizado pela Secretaria de Políticas de  Previdência Social/Coordenação-Geral de Estatística, Demografia e Atuária.

Do volume de pedidos, 1.463.754 esperavam a primeira análise do INSS e 238.607 já tinham passado pela avaliação do INSS e precisavam que o cidadão apresentasse documentos para serem finalizados.

Médicos peritos do INSS vão repor os dias parados

O Ministério do Trabalho e Previdência informou que os médicos peritos se comprometeram a repor os dias parados e trabalhar para diminuir o estoque de perícias que não foram realizadas durante os dois meses de greve.

Dessa forma, cada perito poderá fazer no máximo 12 atendimentos por dia, ganhando R$ 61,72 por perícia extraordinária que ultrapassar a quantidade máxima de atendimentos feitos diariamente.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com