Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Rússia afirma que Lula propôs ideia de criar moeda comum do BRICS

Lula é apontado por diplomacia russa como o idealizador da proposta de moeda comum do BRICS. Iniciativa enfrenta forte oposição de Trump.

Helena Serpa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi creditado como o responsável por iniciar as discussões sobre a criação de uma moeda comum do BRICS. A proposta visa estabelecer um sistema de pagamento alternativo ao dólar norte-americano e tem sido tratada como uma das prioridades da presidência brasileira do bloco em 2025.

A declaração partiu do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante entrevista à emissora internacional TV BRICS. Segundo ele, Lula apresentou a ideia durante a cúpula de Joanesburgo, em agosto de 2023, sendo o ponto de partida para a elaboração de mecanismos financeiros que independem da hegemonia da moeda norte-americana.

Quer ler o resto da materia?

Clique no botao abaixo para liberar o conteudo completo gratuitamente.

Helena Serpa

Autor

Helena Serpa

Jornalista mineira, formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Apaixonada por linguagem simples e comunicação acessível, atua como redatora no portal Seu Crédito Digital, onde produz conteúdos sobre finanças pessoais, cidadania, programas sociais, direitos do consumidor e outros temas relevantes para o dia a dia dos brasileiros. Sua escrita busca informar com clareza, contribuir com a inclusão digital e empoderar leitores a tomar decisões mais conscientes sobre dinheiro e serviços públicos.

Topicos relacionados