Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Moeda de R$ 0,50 com ESTE detalhe pode valer muito dinheiro

Existem pessoas que pagam verdadeiras fortunas por moedas raras! Saiba mais sobre os numismatas e moedas super valiosas

Você sabia que existem pessoas – chamadas de numismatas – que pagam fortunas por notas e moedas raras? Esses colecionadores investem pesado para adicionar a seus acervos alguns itens difíceis de encontrar. Será que você, aliás, pode ter um em casa e não sabe?

Existem vários fatores que influenciam no quanto uma moeda ou cédula pode valer. O principal deles, no entanto, é o quão rara aquela unidade é. Um exemplo é a de 50 centavos distribuída entre os anos de 2009 e 2011. A razão de valer tanto é um erro de fabricação.

Como ela é?

O erro de fabricação em questão é o disco lateral cortado. Essa moeda – com essas características – passou despercebida a época, mas hoje é tida como um objeto de coleção, já que os lotes com o defeito em questão não foram muitos.

Também é importante levar em consideração o estado de conservação do objeto para avaliar seu valor. As bem conservadas valem muito mais. Essa moeda de 50 centavos, por exemplo, pode chegar a valer impressionantes R$ 4 mil.

Imagem da moeda retirada de trecho de vídeo publicado pelo usuário @ rnfcolecoesenumismatica

Como saber se tenho exemplares raros?

Para quem não é entusiasta da numismática, muitas raridades podem passar despercebidas. Ainda que sejam incomuns, elas- como a própria citada acima – muitas vezes chegam a circular um bom tempo e podem chegar até você.

Vale ressaltar que a forma mais segura de saber o valor exato de uma moeda é fazendo uma avaliação junto a uma casa de leilão especializada. Atualmente, existem várias dessas que operam via internet e ainda fazem a ponte entre vendedores e compradores.

Nesse sentido, a Sociedade Numismática Brasileira e o Brasil Moedas são dois exemplos de destaque no segmento. Ambos reúnem informações acerca das moedas e notas raras, além de organizarem leilões e eventos reunindo numismáticos pelo Brasil inteiro.

Foto: rafastockbr / shutterstock