Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Monitor do PIB aponta para estagnação do crescimento econômico

Dados sobre o PIB referente ao 3T23 mostram recuou mensal em setembro, mas avanço anual em relação ao mesmo período do ano passado. Veja!

O Monitor do PIB divulgado pelo FGV IBRE, referente ao 3º trimestre, aponta para uma estagnação do crescimento econômico do país. Na comparação mensal, de agosto para setembro, o indicador registrou queda de 0,6%. No entanto, em relação ao mesmo período do ano passado, houve avanço de 0,8%. 

“A desaceleração da agropecuária e do setor de serviços, explica a estagnação da economia pela ótica da oferta. Pela ótica da demanda, destaca-se a desaceleração do consumo das famílias e a queda da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF)”, aponta  Juliana Trece, coordenadora da pesquisa.

Além disso, vale destacar que diante dos resultados, na comparação interanual, o Monitor do PIB apresentou um crescimento de 1,8% da economia brasileira. O instituto divulga os dados a cada mês.

Componentes do PIB

O PIB corresponde aos bens e serviços produzidos por um país e é visto como importante termômetro do crescimento da economia. Sendo assim, quanto maior o PIB, mais positivo se apresenta o cenário. Com base nos dados do Monitor, os resultados dos componentes foram os seguintes:

  • Consumo das famílias: alta de 2,5% no 3T23;
  • Formação bruta de capital fixo (FBCF): queda de 5,3% no 3T23;
  • Exportação: crescimento de 10,6% no 3T23;
  • Importação: retração de 7% no 3T23. 

Dessa forma, em termos monetários  estima-se que o acumulado do PIB até o terceiro trimestre de 2023, em valores correntes, foi de 8 trilhões 046 bilhões e 723 milhões de reais. 

Veja também: Justiça libera redução de jornada para funcionários da CAIXA; veja quem será beneficiado

Cubos de madeira com as letras da sigla PIB sobre uma bandeira do Brasil. Ao lado, notas de real.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Projeções para o crescimento econômico

De acordo com a última edição do Boletim Focus, as projeções para o PIB deste ano e dos próximos são:

  • 2023: redução de 2,89% para 2,85%;
  • 2024: estável em 1,50%;
  • 2025: permaneceu em 1,93%;
  • 2026: se manteve em 2%. 

Semanalmente, as instituições financeiras apontam as estimativas para os principais indicadores do cenário econômico brasileiro, como o PIB. Assim sendo, como pode se observar, na última semana, a projeção foi revista para baixo. 

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com