Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Motoristas estarão isentos destas 3 dívidas a partir de 2024; veja quais são

Alivie o bolso em 2024: motoristas poderão ficar isentos de dívidas em breve. IPVA está nesta lista.

Parece que 2024 será um ano de alívio para muitos condutores brasileiros. Afinal, uma série de alterações legislativas devem ocorrer e os motoristas ficarão isentos de várias dívidas comuns ligadas à posse e operação de veículos, a partir de 01 de Janeiro de 2024.

A medida terá grande impacto no orçamento dos proprietários de veículos, principalmente para aqueles que possuem carros elétricos e híbridos ou veículos mais antigos. A seguir, vamos analisar as três principais alterações esperadas para o próximo ano. Confira!

IPVA para carros elétricos e híbridos em 2024

Motoristas ficarão isentos de dívidas em 2024
Imagem: Prostock-studio / Shutterstock.com

O IPVA, como conhecemos, é uma das dívidas que mais pesam no bolso do motorista. No entanto, uma das grandes novidades, que entrará em vigor no próximo ano, é que veículos elétricos não terão mais que pagar este imposto.

Veja também: Dinheiro das Caixinhas do Nubank bloqueado HOJE; veja o motivo

E a economia não para por aí: alguns estados, como Maranhão, Paraná e Distrito Federal, irão incluir também carros híbridos nessa categoria isenta.

Isenção de Licenciamento para determinados modelos de veículos

Outra boa notícia para 2024 é a isenção do pagamento de licenciamento para veículos com mais de 20 anos de fabricação, veículos utilizados para fins agrícolas, veículos ferroviários e máquinas utilizadas na construção civil.

Essa medida eliminará uma grande despesa anual e será um alívio para muitos proprietários de veículos no Brasil, que não terão mais que se preocupar com o pagamento do imposto.

Motoristas isentos de dívidas em 2024: Multas de trânsito caducarão?

A terceira e última mudança que nos trará 2024 é a caducidade de multas. Isso mesmo: a partir do ano que vem, multas recebidas em 2019 prescreverão. Segundo a Resolução CONTRAN Nº 619/2016, após cinco anos do registro da infração, a multa prescreve.

Vale ressaltar que, enquanto essas multas estiverem pendentes, o proprietário do veículo fica impossibilitado de vendê-lo, bem como ficará impedido de emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Em resumo, as alterações trazidas em 2024 aliviarão significativamente o bolso de muitos motoristas que estarão isentos de várias dívidas. A isenção de IPVA para carros elétricos e híbridos, de licenciamento para certos tipos de veículos, juntamente com a prescrição de multas após cinco anos, certamente trará um respiro financeiro.

Imagem: Prostock-studio / Shutterstock.com