Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Motoristas podem tomar multa pesada se tiverem CNH desta forma

É importante que os motoristas ou futuros motoristas saibam que a CNH está com um modelo novo, bem como validade diferente.

Atualmente, milhões de pessoas já possuem uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) enquanto outras desejam tirar o documento. Ela possibilita ao cidadão dirigir legalmente pelas vias do Brasil. Seja como for, é importante que os motoristas ou futuros motoristas saibam que a CNH está com um modelo novo.

O novo modelo da CNH está disponível para os motoristas a partir desse ano. Entretanto, muitos condutores podem ter dúvidas se é necessário fazer a troca imediata ou não. Abaixo, confira se é necessário ou não correr ao Detran e trocar a sua CNH.

É obrigatório fazer a troca da CNH?

Se o motorista tiver uma CNH no modelo antigo e ela ainda estiver dentro do prazo de validade, não é obrigatório fazer a troca. Sendo assim, é necessário trocá-la apenas quando o prazo de validade expirar. Além disso, existem outros fatores que tornam a emissão do documento obrigatório, sendo eles:

  • Caso seja feita o pedido da versão física da CNH, que será emitida já na nova versão;
  • Aos condutores novatos, depois do prazo de vencimento da Permissão Para Dirigir (PPD);
  • Se precisar que haja alguma alteração nos dados da CNH;
  • Troca para a habilitação estrangeira;
  • Caso haja a adição de nova categoria;
  • Se a pessoa tiver a PPD com prazo de validade de 1 ano.

Prazos de renovação mudaram

Os prazos para a renovação da carteira mudaram. Agora, a validade funciona conforme a faixa de idade do motorista. Quem tem até 49 anos pode renovar a CNH a cada 10 anos. Enquanto isso, entre 50 e 69, é preciso renovar a carteira a cada 5 anos. Por fim, quem tem mais de 70 anos precisa renovar a CNH a cada 3 anos.

É preciso seguir esses prazos, pois andar com a carteira vencida pode gerar multa gravíssima. O motorista pode precisar pagar R$ 293,47, ter o documento retido e perder 7 pontos na carteira.

Imagem: rafapress/shutterstock.com