Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Motoristas se assustam com o valor do IPVA 2023

O aumento do IPVA 2023 vai depender da categoria do veículo. Para ter ideia, em São Paulo, o aumento pode variar entre 1% e 4%.

Os donos de carros e motos já estão apavorados com a cobrança do IPVA 2023. É dito isso, pois em 2022, com a valorização dos veículos em 2021, o imposto ficou 22% mais caro. E para 2023, a expectativa é que ocorra uma nova alta, embora seja menor que do ano anterior.

De acordo com Victor Mahon, CBO e sócio da Zapay:

“no ano de 2022, os veículos em geral subiram menos do que em 2021. Logo, o IPVA também vai aumentar um pouco menos. Porém, isso não quer dizer que o imposto não vai pesar no bolso. Podemos esperar que esse ano o IPVA tenha um acréscimo médio da ordem de 10%, o que é muito pesado para a conjuntura atual de alto endividamento das famílias”.

Qual será o valor do IPVA 2023?

O cálculo do IPVA é feito com base na tabela Fipe, criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Aqui, considera-se os valores venais praticados em setembro do ano anterior. Ou seja, o tribulo do próximo ano vai ser cobrado conforme os preços de setembro de 2022.

Sendo assim, com relação as alíquotas, o aumento do IPVA 2023 vai depender da categoria do veículo. Para se ter ideia, em São Paulo, o aumento varia entre 1% e 4%:

  • caminhões – 1,5%;
  • ônibus e micro-ônibus – 2,0%;
  • caminhonetes cabine simples (capacidade até 3 passageiros) – 2,0%;
  • motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos – 2,0%;
  • demais veículos, inclusive automóveis de passeio – 4,0%;
  • veículos que se destinam à locação de propriedade de empresas locadoras – 1,0%.

Pagamento do imposto

De acordo com Mahon, as condições de pagamento do IPVA 2023 podem mudar por conta da arrecadação dos estados.

“Acredita-se que as Secretarias de Fazenda estaduais, que perderam muita arrecadação com a redução do ICMS nos combustíveis, devem voltar ao padrão de cobrança. Ou seja, descontos que variam de 3% a 6% para pagamentos à vista e parcelamento sem desconto em até 3X”.

Vale ressaltar ainda, que existem empresas homologadas ao Detran-SP, que ofertam parcelamento em até 18 vezes no cartão de crédito. Segundo a Zapay: “este ano a Zapay, atendendo uma demanda de seus clientes, criou uma modalidade de pagamento onde os motoristas poderão aproveitar o 13º para pré-pagar uma parte do IPVA, deixando o restante para parcelar a partir de janeiro”.

Por fim, vale ressaltar que o pagamento do IPVA 2023, pode ser feito em agências bancárias ou nos aplicativos dos bancos parceiros. Para isso, é necessário estar com o RENAVAM em mãos.

Imagem: rafapress / shutterstock.com