Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mulheres terão novas regras para aposentadoria em 2022

0

Com a Reforma da Previdência, promulgada em novembro de 2019, as regras de transição são modificadas todo ano e isso inclui as mulheres que queiram se aposentar pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no ano de 2022.

 

Conforme as regras de transição da Reforma da Previdência, a partir de 2020, é acrescido 6 meses por ano no requisito etário, até chegar em 62 anos de idade. Ou seja, em 2022, a mulher terá que ter 61 anos e 6 meses de idade e 15 anos de contribuição para se aposentar por idade.

 

A regra de transição chegará ao fim em 2023, quando a idade mínima para a mulher se aposentar, fixará em 62 anos.

 

Já para os homens, a regra não mudou, a idade mínima para se aposentar continua sendo 65 anos.

 

Se o trabalhador já tinha os requisitos para solicitar a aposentadoria antes de 13 de novembro de 2019, data da promulgação da Reforma da Previdência, e ainda não entrou com o pedido do benefício, ou pediu em uma data depois da promulgação, ficam valendo as regras da previdência antes da reforma.

Transição por pontos

Em 2015 foi criada através da Lei nº 13.183/2015 a aposentadoria por pontos do INSS. Esse sistema verifica o tempo de contribuição do trabalhador.

 

Nesse sistema de pontos, é somada a idade do trabalhador mais o tempo de contribuição. Quando a pessoa atinge a pontuação, tem que respeitar a idade mínima, para os homens, 65 anos e 35 anos de contribuição e para as mulheres, 62 anos e 30 anos de contribuição, isso sem considerar a regra de transição que findará em 2023.

 

No ano de 2022, a pontuação para a mulher ter direito a aposentadoria é de 89 pontos e ter contribuído com a previdência por pelo menos 30 anos. Ou seja, a mulher com 57 anos e 6 meses vai poder se aposentar esse ano. Essa regra se aplica a todas as mulheres que estavam no mercado de trabalho antes da Reforma da Previdência.

 

Nesse sistema de transição, é acrescentado 1 ponto por ano, chegando em 2023 a 100 pontos para  as mulheres e em 2028, 105 pontos para os homens.

Como solicitar a aposentadoria junto ao INSS?

Para quem já se enquadra nos requisitos para a aposentadoria, poderá solicitá-la através do app “Meu INSS” (disponível para Android e iOS), ligar no número 135 ou acessar o site “Meu INSS”.

 

Os documentos necessários são:

  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de tempo de serviço.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

 

Comentários do Facebook

- Publicidade -