Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Não recebeu o lote residual da restituição do IR 2023? Entenda o motivo

Descubra o motivo pelo qual você não recebeu a restituição do IR 2023 e aprenda como resolver esse problema de forma fácil.

Na última terça-feira (31), a Receita Federal pagou o lote residual da restituição do Imposto de Renda (IR) 2023. De acordo com os números, mais de 350 mil pessoas receberam na terça-feira. Entretanto, o que o contribuinte pode fazer se o dinheiro não caiu na sua conta?

Nesse sentido, a restituição do IR 2023 funciona como uma devolução. Assim, o governo devolve para o contribuinte o dinheiro que ele pagou a mais em seus impostos. Ainda, a Receita organiza os pagamentos em 5 lotes conforme a data de entrega da declaração do Imposto de Renda.

No entanto, o lote residual é aquele que o governo paga depois dos primeiros 5 lotes. Nesse caso, recebem as pessoas cuja declaração apresentou alguma pendência e que corrigiram esse erro. Dessa forma, os contribuintes que estiverem na “malha fina” não receberão a restituição.

Não recebi a restituição do IR 2023, o que fazer?

Se o contribuinte não estiver na “malha fina” e, mesmo assim, não receber, pode significar algum problema com a conta que a pessoa informou para receber a restituição. Por exemplo, a conta pode ter sido cancelada ou o cidadão perdeu o acesso a essa conta.

Veja também:

Grande novidade sobre empréstimo consignado será CONFIRMADA no início de novembro

Nessas situações, o contribuinte pode entrar em contato com o Banco do Brasil (instituição responsável pelo pagamento da restituição do IR 2023) para informar uma nova conta bancária para receber o dinheiro. Ademais, o prazo para isso é de 1 ano.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Contatos do Banco do Brasil

Para resgatar o pagamento da restituição do IR 2023 que não caiu na conta, o contribuinte pode:

  • Acessar o site do banco para o Imposto de Renda para reagendar o pagamento;
  • Ligar para a Central de Relacionamento do BB: Capitais: 4004-0001 e para o restante do país – 0800-729-0001 e Deficientes auditivos: 0800-729-0088.

Por fim, o contribuinte poderá indicar uma nova conta para que o banco faça o pagamento da restituição. Lembrando que o contribuinte deve ser o titular da conta que ele informar.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com