Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nestes 4 Estados, 80% da população recebe até um salário mínimo por mês

Quando o assunto é salário mínimo, a desigualdade no país, não é apenas em relação a salários, mas também de distribuição geográfica. Veja!

De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais 2023, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma parcela significativa da população brasileira, precisamente 60,1%, estava vivendo com apenas um salário mínimo per capita por mês em 2022.

Nesta mesma pesquisa, foi revelado que 31,8% da população tinha uma renda entre um e três salários mínimos per capita mensalmente. Enquanto apenas 8,1% recebia mais de três salários mínimos per capita a cada mês, o que revela uma grande desigualdade salarial no país. Veja mais detalhes da pesquisa.

Estados com 80% da população recebendo até um salário mínimo

No entanto, a desigualdade no país, não é apenas em relação a salários, mas também de distribuição geográfica. Sendo que nos Estados de Alagoas, Amazonas, Maranhão e Paraíba, mais de 80% da população sobrevive com até um salário mínimo por pessoa por mês. 

Assim, essa proporção é aproximadamente o dobro comparando com os índices apresentados por Santa Catarina e Distrito Federal, onde 39,9% e 40,7%, respectivamente, vivem com até um salário mínimo mensal.

Duas mãos segurando o benefício Salário-família em notas de 50 e 100 reais
Imagem: Vergani Fotografia/shutterstock.com

Mais gente recebendo mais salários mínimos

Por outro lado, o Distrito Federal lidera com a maior parcela da população que recebe os maiores salários, com 22,6% recebendo mais de três salários mínimos per capita por mês. Enquanto a média nacional para essa categoria é de 8,1%.  

Além disso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul destacam-se com expressiva fatia da população com renda per capita entre um e três salários mínimos: 50,0% e 44,4%, respectivamente. Ademais, no Nordeste e Norte do país, 48,5% e 44,9% da população, respectivamente, vivem com meio salário mínimo de renda mensal.

Veja também:

Banco do Brasil vai fazer pagamento de quase R$ 1 bilhão este mês; veja se vai receber algo

Em contraste, 8,1% da população brasileira, ou 17,4 milhões de pessoas, tinha um rendimento per capita superior a três salários mínimos (R$3.636). Por fim, em termos regionais, as Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste tinham, respectivamente, 10,8%, 10,5% e 10,2% da população ganhando mais de três salários mínimos. Contudo, a situação é bem diferente no Nordeste, onde este número cai para apenas 3,5%.

Imagem: Vergani Fotografia/shutterstock.com