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Netflix anuncia cobrança de taxa por compartilhamento de senha no Brasil

A partir desta terça-feira usuários da Netflix estão recebendo comunicado sobre o fim do compartilhamento de senhas. Entenda!

O maior streaming do mundo está mudando suas regras de compartilhamento de senhas. O que foi o grande diferencial no início de sua popularidade, agora passará a ser cobrado. 

Sim, a Netflix anunciou que a cobrança de taxa por compartilhamento de senha chegou no Brasil. A medida já foi implementada em diversos países, como Chile, Costa Rica, Peru e Argentina.

Entenda como será a cobrança da Netflix pelo compartilhamento de senhas

Usuários da Netflix começaram a receber nesta terça-feira, 23, comunicado sobre a cobrança para quem faz compartilhamento de senhas. A iniciativa já tinha sido anunciada pelo streaming em 2022, e gradativamente, está sendo implementada nos países em que a Netflix está presente.

Assim, os brasileiros que desejam continuar compartilhando seus acessos com usuários que não moram na mesma residência terão que pagar R$ 12,90 a mais. A outra possibilidade é transferir o usuário para outro perfil, que terá que abrir uma conta própria. No entanto, usuários da mesma casa vão poder seguir vendo a Netflix pelo celular e em viagens. 

Com esta mudança, o streaming esperava atrair mais assinaturas, mas, não é isso que vem ocorrendo.

Serviço de Streaming sente os impactos das mudanças

No dia 18 de abril, o streaming divulgou um balanço onde foi percebido uma leva de cancelamentos de assinaturas, principalmente nos países em que a mudança foi anunciada, tais como Canadá, Nova Zelândia, Portugal e Espanha. A intenção da Netflix era aumentar o número de assinantes, pois quem usava conta compartilhada passaria a desejar uma própria ou quem empresta pagaria a mais por isso.

No entanto, não é o que vem acontecendo. Segundo a Kantar – que analisa os dados de mídia -, cerca de 10% dos usuários que seguem na Netflix pretendem cancelar o serviço no segundo trimestre deste ano. Caso esse percentual se confirme, seria o maior da história do streaming.

Em abril do ano passado o streaming já havia divulgado a perda de 200 mil assinantes. Essa foi a primeira vez que o serviço sofreu baixa nesta área desde 2011. A explicação para isso, segundo a Netflix, foi a crescente concorrência e a perda de oportunidade de aumentar o número de assinantes, gerada pelo compartilhamento de senhas. 

Imagem: Divulgação/ Netflix