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Netflix pode ser obrigada a devolver dinheiro aos anunciantes: entenda!

Crise na gigante do streaming? Saiba porque a Netflix poderá ter que devolver dinheiro aos seus anunciantes.

A gigante do streaming lançou o seu novo plano básico com anúncios, mas o número de assinaturas não correspondeu às expectativas da plataforma. Segundo relatório da Digiday, a Netflix está devolvendo o dinheiro aos anunciantes.

O reembolso está acontecendo pois a empresa não conseguiu efetuar a entrega prometida devido ao baixo número de clientes adeptos ao novo plano.

Empresa está fazendo a devolução do dinheiro 

A Netflix optou pela modalidade de contratação de “pagamento de entrega”, ou seja, é estipulado um ‘número’ de visualizações dos anúncios pelos clientes do streaming. Nesse caso, se a transmissão da propaganda não é transmitida conforme os números combinados, a Netflix deverá reembolsar a empresa anunciante ao final de cada trimestre.

O modelo contratual adotado é diferente dos planos de publicidade das emissoras de televisão, que disponibiliza um crédito para ser usado em campanhas futuras, caso não seja efetuada a entrega contratada. Muitas das empresas que fecharam a parceria com a Netflix tinham campanhas de marketing direcionadas especificamente para as datas natalinas e de final de ano.

Como não foi feita a entrega combinada, essas empresas optaram por receber o valor investido de volta, para aplicá-lo em outras mídias. Apesar da polêmica, algumas empresas decidiram manter o investimento para ser usado em novos anúncios durante o ano de 2023, pois acreditam no potencial do espaço de anúncios da Netflix e acreditam no aumento de assinantes.

Até o momento não se sabe o valor total de déficit dos anunciantes. O relatório divulgado afirma que “em alguns casos, a empresa entregou apenas 80% do público esperado.”

Queda de assinaturas

Por fim, é importante ressaltar que o início de 2022 não foi favorável para a gigante do streaming, que teve registrada a sua primeira queda de assinaturas nos últimos 10 (dez) anos.

Algumas medidas foram adotadas pela Netflix para aumentar a sua receita e as assinaturas, como taxação de contas compartilhadas e o plano básico com anúncios, que atualmente é o mais barato da plataforma.

Imagem: Tama2u / Shutterstock.com