Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nome sujo pode impedir um trabalhador de ser contratado?

Estar com o nome sujo pode gerar uma série de restrições, mas será que isso pode atrapalhar uma nova contratação? Saiba mais

Quando alguém contrai uma dívida, mas por qualquer motivo não cumpre com suas obrigações de pagamento, seu nome acaba ficando “sujo”. Assim, ele passa a fazer parte de um banco de dados acessado pelas lojas onde fica como inadimplente até que a pendência seja quitada.

Estar com o “nome sujo” gera uma série de restrições que podem afetar a capacidade de adquirir crédito como, parcelamentos, cartões de crédito, empréstimos e financiamentos.

Mas afinal, estar com o status de inadimplente no mercado financeiro pode te impedir de conseguir um contrato de trabalho? Descubra.

Estou com o nome sujo, posso ser contratado?

Essa é uma dúvida muito comum sobre a inadimplência, no entanto, conforme a legislação brasileira, a inclusão do nome de alguém em registros de proteção ao crédito não deve servir como base para a recusa de uma contratação. Ou seja, estar com o nome sujo não te impede de ser contratado.

Veja também:

Confira a lista de motos mais vendidas de outubro de 2023

Tanto a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) quanto a Constituição Federal do Brasil proíbem a discriminação na admissão de profissionais. Assim, elas estabelecem princípios essenciais de igualdade e não discriminação no ambiente de trabalho, buscando garantir que o acesso ao emprego seja baseado apenas nas qualificações e méritos do candidato.

Mas afinal, as empresas podem consultar meu CPF para uma contratação?

Uma mulher apertando a mão de outra, em sinal de contratação.
Imagem: fizkes/shutterstock.com

Durante o processo de seleção e contratação de um novo colaborador, o setor de Recursos Humanos das empresas tem o direito de analisar o perfil e a documentação dos candidatos. Contudo, a consulta ao CPF do indivíduo em relação ao mercado de crédito está inclusa nessa lista?

Sim, as empresas têm autorização para consultar o CPF dos candidatos. No entanto, a inadimplência não pode ser motivo para rejeitá-los. A verificação do CPF tem relação apenas com a avaliação de riscos de crédito e à prevenção de possíveis fraudes.

Imagem: SB Arts Media / shutterstock.com