Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível financiar um carro tendo o nome sujo?

Descubra aqui se é possível financiar um carro mesmo com o nome sujo e quais seriam as opções disponíveis para esse comprador.

Financiar um carro é uma das formas mais comuns de se comprar um veículo. Entretanto, essa opção pode não estar disponível para quem está com o nome sujo. Mas, isso não quer dizer que não existam possibilidades de financiamentos para as pessoas negativadas.

Para financiar um carro com o nome sujo, geralmente, o negativado vai precisar de três coisas: dinheiro em caixa, bens ou um fiador para a operação. Esses requisitos passarão mais segurança para a instituição financeira na hora de conceder essa linha de crédito.

Contudo, o comprador precisa estar atento a dois pontos importantes: a quantidade de juros envolvidos na operação e o número de parcelas para fazer o pagamento. Isso porque, com essas condições, as taxas de juros podem ser maiores, mas com um número menor de parcelas.

Como financiar um carro com nome sujo?

Uma das formas de financiar um carro com o nome sujo é oferecer um alto valor de entrada. Ou seja, na hora de comprar o veículo, o comprador paga à vista uma parte do preço do automóvel e financia o restante. Nesse caso, a entrada deverá ser algo entre 30% e 50% do valor de venda do carro.

Pessoa segurando uma calculadora ao lado de uma miniatura de carro e várias moedas fazendo as contas para financiar um carro.
Imagem: issaro prakalung / shutterstock.com

Assim, a instituição financeira poderá se sentir mais segura em oferecer uma linha de crédito menor para alguém que já pagou metade do veículo, mesmo que ele esteja negativado em alguma lista de proteção ao crédito.

Outra maneira de financiar um carro com o nome sujo é oferecendo um bem como garantia, como um imóvel, por exemplo. Assim, caso o comprador não pague as parcelas da linha de crédito, a instituição financeira poderá ficar com o bem da garantia.

Fiador

Por último, é possível financiar um carro com nome sujo se o interessado apresentar um fiador para o empréstimo. Então, caso haja inadimplência, o fiador assume a dívida e deverá pagar as parcelas do financiamento.

Veja também:

ALERTA URGENTE: sinal de TV da Globo será desligado nesta quarta-feira (18)

O problema dessa opção é encontrar alguém que atenda às exigências das instituições para ser um fiador e que queira assumir essa responsabilidade.

Imagem: issaro prakalung / shutterstock.com