Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Notícia para quem está com restrição no SPC e Serasa

Milhões de brasileiros estão com o nome restrito, listados no Serasa ou no SPC; essa notícia pode ajudar muito deles.

Em dezembro de 2022 o número de cidadãos com restrição no SPC/Serasa tinha apresentado um declínio. No entanto, em janeiro de 2023 houve um aumento de cerca de 600 mil pessoas na lista de inadimplentes. Assim, totalizou 70,09 milhões de brasileiros negativados.

Parte desses brasileiros que estão com o nome na Serasa ou no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em breve, poderão negociar suas dívidas através de um novo portal do Governo Federal. 

Trata-se do programa Desenrola, que está sendo desenvolvido pelo Ministério da Fazenda, chefiado pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT). Entenda, a seguir, como o programa está sendo instituído e como os acordos serão ofertados. 

O que é o Desenrola?

O Desenrola é, basicamente, um programa de negociação de dívidas. Ele chega em um momento em que a inadimplência no país aumentou significativamente devido à inflação que subiu durante a pandemia.

No desenrola, as negociações serão feitas através de um aplicativo, onde serão ofertadas como uma espécie de leilão. As empresas, órgãos e instituições vão se vincular ao programa para oferecer os acordos a seus clientes que estão com nome no SPC ou na Serasa. 

Os brasileiros com renda mensal de até dois salários mínimos são os mais endividados. Desta maneira, o programa será voltado a este público específico. As dívidas de até R$ 5 mil serão negociadas com o prazo de 60 meses de pagamento.

No entanto, de acordo com Haddad, há um interesse na negociação daquelas pessoas com rendas mais altas. Ademais, quanto menor for a renda da pessoa inadimplente, maior será o desconto. 

A expectativa do governo é que 37 milhões de pessoas com restrição no SPC ou na Serasa consigam negociar até R$ 50 bilhões em dívidas. Os pormenores do programa já foram fechado entre o ministro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no entanto, para ser lançado, basta apenas que o desenvolvimento do aplicativo seja concluído. 

Pesquisa da Serasa

Além da dívida impactar diretamente a qualidade de vida financeira do cidadão, ela também impacta o psicológico. De acordo com a pesquisa de perfil e comportamento do endividamento brasileiro de 2022, realizada pela Serasa, as dívidas influenciam na saúde mental do devedor. 

A pesquisa aponta que 83% dos negativados têm a qualidade de sono reduzida por causa da preocupação com as dívidas, 78% têm surtos de pensamentos negativos e 74% não conseguem se concentrar plenamente em suas atividades cotidianas. 

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock