Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova aposentadoria do INSS: quem pode pedir aos 40, 50 e 60?

Para quem já está a um tempo contribuindo com a Previdência Social ou cumpre com algum dos outros requisitos para conquistar a aposentadoria, é importante estar por dentro das regras de acesso do benefício do INSS.

Desde a reforma da Previdência em 2019, muita coisa mudou para as aposentadorias do INSS. Saiba quem pode pedir o benefício aos 40, 50 e 60 anos.

Aposentadoria do INSS por idade

É importante destacar que a aposentadoria do INSS leva em consideração diferentes fatores antes de conceder o benefício ao trabalhador. No entanto, existem algumas regras que levam em conta idade e tempo de contribuição que podem ajudar o trabalhador a se planejar.

Para aqueles que já estão na casa dos 60 anos, o longo período de contribuição pode permitir a solicitação do benefício do INSS. No entanto, também é possível fazer uso do direito pela idade.

É importante também que o trabalhador esteja atento à possibilidade destes descartarem as contribuições de valor baixo. A situação é permitida para quem, além da idade mínima, possui contribuições suficientes para desconsiderar as mais baixas, mantendo a carência de 15 anos de contribuição.

A nova reforma tem no público de 50 anos os mais beneficiados pelas mudanças. No entanto, estes precisam estar atentos às condições das aposentadorias disponíveis para optar pela maior renda. Por vezes, meses de espera resultam em uma mudança considerável no valor da aposentadoria do INSS.

Para quem está nos 40 anos e não possui direito a nenhum tipo de aposentadoria especial, a reforma cria a necessidade de mais duas décadas de trabalho. Serão mais 20 anos de contribuição.

Entenda como escolher o benefício certo

Para os que estão na casa dos 60 anos, as regras de antes da reforma da previdência de 2019 ainda podem valer. Antes, o homem precisava ter o tempo mínimo de contribuição de 35 anos, e a mulher, de 30 anos. 

Levando em consideração que esse público já deve possuir o direito adquirido, talvez seja melhor optar pela regra da reforma que exclui as contribuições de menor valor para calcular a média salarial sobre o recolhimento mais alto.

Trabalhadores na casa dos 50 anos são os que mais podem usufruir dos pedágios que exige um tempo extra de contribuição, mas permite a aposentadoria sem idade mínima. A contagem tempo adicional leva em consideração o que já foi contribuído até 13 de novembro de 2019. 

Os recém chegados aos 40 ainda devem considerar a aposentadoria pelo INSS. Mas é preciso saber que o tão sonhado benefício ainda está longe de ser alcançado, com exceção de casos de aposentadorias especiais.

Antes de decidir quanto ao requerimento da aposentadoria, é importante avaliar bem as opções para que o maior e mais vantajoso benefício seja garantido.

Imagem: fizkes / shutterstock.com