Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova carteira de motorista já está valendo: veja como fazer a sua

A nova CNH está em vigor desde junho deste ano. Entretanto, existem mudanças no documento que afetam como é possível gerar a carteira.

A nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) está em vigor desde o mês de junho deste ano. Entretanto, existem mudanças no documento que afetam como é possível gerar a carteira. 

As modificações pretendem atualizar as informações dos condutores, garantir maior qualidade à execução dos princípios previstos na legislação e estabelecer mecanismos de segurança.

A nova CNH

A legislação vigente no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) atualizou os processos de emissão e renovação da nova CNH. Dessa forma, é essencial que os motoristas conheçam as novas regras para evitar cometer algum tipo de irregularidade com a lei. 

Segundo a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), as normas da nova CNH estão valendo desde o dia 1° de junho. No entanto, a troca imediata para a nova versão não é obrigatória, já que os documentos em circulação no momento terão validade até o seu dia de vencimento.

Sendo assim, a alteração da CNH para o novo modelo em 2023 não é algo obrigatório. Mesmo assim, os condutores podem solicitar a segunda via da habilitação e emitir o novo documento, porém o serviço não é gratuito. Geralmente, as regras e valores para o procedimento variam de acordo com o estado. 

Como emiti-la pela primeira vez? 

A emissão da nova CNH para os cidadãos que nunca tiveram o documento continua tendo os mesmos parâmetros de acordo com o previsto na legislação. Sendo assim, podem começar o processo para obter a CNH pessoas que: 

  • Possuem 18 anos ou mais; 
  • São alfabetizado;
  • Possuem o CPF (Cadastro de Pessoa Físico) regular e ativo;
  • Possuem RG, CPF e comprovante de residência no momento da abertura do recurso. 

Inicialmente, o procedimento se inicia a partir do preenchimento de um formulário de inscrição digital, que está disponível no site do Departamento de Trânsito do Estado de residência do cidadão. Após concluir o processo, o cidadão precisa pagar a taxa de inscrição para seguir os próximos passos. 

Imagem: @diana.grystku / Freepik