Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova perícia do INSS pode ser feita sem sair de casa; saiba como

Presidente Lula aprova proposta para diminuir filas de perícias do INSS; saiba como irá funcionar e o que pode mudar no procedimento.

Uma mudança significativa está prestes a transformar o processo de perícia no INSS. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou recentemente uma lei que visa enfrentar a fila de espera no órgão, introduzindo inovações, especialmente a adoção da telemedicina para a realização de perícias.

Assim, aprovada pelo Senado, a lei cria o PEFPS, um programa com duração inicial de nove meses, podendo ser prorrogado por mais três. O destaque desse programa é o uso da telemedicina em cidades com escassez de médicos peritos ou com longos tempos de espera.

Além disso, quem faz a relação dos municípios que se beneficiarão com esse novo formato é o Ministério da Previdência Social. A seguir, vamos explicar como irão funcionar os atendimentos por telemedicina para perícia médica do INSS. Continue lendo!

Perícia do INSS sem sair de casa; saiba como vai funcionar

Médico com prancheta em frente ao computador analisando perícia médica do INSS
Imagem: NIKCOA / shutterstock.com

A ideia é que a perícia remota siga o modelo bem-sucedido do projeto-piloto testado no ano passado. Ainda, o segurado comparece a uma agência do INSS, no horário que agendou previamente e passa por atendimento em uma cabine com acesso à internet.

Veja também:

Como saber se o pagamento foi aprovado no cartão Carrefour

Lá, os Técnicos e auxiliares de enfermagem estão disponíveis para auxiliar aqueles que encontrarem dificuldades no processo. Essa inovação é particularmente relevante, pois a perícia médica é um componente vital na análise de pedidos de benefícios por incapacidade temporária ou permanente.

Ademais, estudantes da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram uma cabine para telemedicina que pode se tornar o modelo padrão para a implementação das teleperícias no INSS. Com uma estrutura modular de 6m², a cabine possui diversos recursos. São eles:

  • Poltrona e maca rebatível;
  • Rampa de acesso e espaço para giro de 360º de uma cadeira de rodas.
  • Três câmeras posicionadas em diferentes ângulos que facilitam as avaliações médicas, com imagens enviadas em tempo real ao profissional de saúde.

Como funciona a perícia atualmente?

Atualmente, para passar pela perícia do INSS, é necessário agendar um horário e comparecer na data marcada com a documentação necessária. No entanto, com a introdução da telemedicina, a expectativa é que os requerimentos feitos por telefone também possam ser agendados.

Imagem: NIKCOA / shutterstock.com