Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novas categorias na CNH: preciso voltar para a autoescola?

Confira quais são as novas categorias da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que está com novas regras desde junho deste ano.

Desde junho deste ano, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) está contando com diferentes mudanças. Uma delas é a implementação de uma tabela com novas categorias de motoristas, que juntas somam 13 tipos de habilitação. 

A nova tabela pode ser encontrada na área inferior da CNH e possui códigos como A1, B1, C1 e BE, que antes não eram utilizados no Brasil.

É preciso voltar para a autoescola para atualizar a CNH?

Com a formação de novas modalidades de motoristas, muitos cidadãos se questionaram se, para atualizar o documento, era necessário voltar a fazer autoescola e realizar novos exames. Porém, de acordo com um especialista consultado pelo UOL Carros, não é necessário refazer os testes para ficar com a CNH em dia. 

Assim, segundo o advogado e membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran, Marco Fabrício Vieira, as categorias de motoristas do Brasil não sofreram alterações, uma vez que esses novos códigos na tabela seguem apenas um padrão internacional, usado para facilitar o supervisionamento do documento por agentes de trânsito do exterior. 

Vieira ainda ressalta que as categorias de motoristas do Brasil permanecem sendo reconhecidas através das letras A, B, C, D e E.

Categorias da CNH válidas no Brasil

Seguindo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) mais recente, as categorias da CNH válidas no Brasil são:

  • Categoria A – automóvel motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral;
  • Categoria B – automóveis cujo peso bruto total não exceda a 3500 kg ou cuja lotação não exceda 8 lugares, excluído o do motorista;
  • Categoria C – automóveis que são usados no transporte de carga e que excedam os 3500 kg;
  • Categoria D – automóveis que são usados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 08 passageiros, excluindo o motorista;
  • Categoria E – todos os automóveis das categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi reboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 lugares. Condutor de combinação de automóveis com mais de uma unidade tracionada, independentemente da capacidade de tração ou do peso bruto total.

CNH ganha nova aparência

Como mencionado anteriormente, desde o mês de junho, a CNH está contando com diversas mudanças. Sendo elas, principalmente na sua aparência visual e itens de segurança. Confira todas as novidades do documento abaixo: 

  • O documento contará com a assinatura abaixo da foto do titular;
  • CNH impressa nas cores verde e amarelo;
  • Holograma na parte inferior do documento;
  • Impressa com tinta fluorescente;
  • Alguns itens ficarão visível sob luz ultravioleta;
  • Quadro com observações como informações médicas e profissionais, caso seja preciso;
  • Quadro com silhueta do veículo informando qual categoria a habilitação se enquadra;
  • Letra P indicando “Permissão” para documentos temporários e letra D indicando documentos “Definitivos”.

Imagem: rafapress / shutterstock.com