Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novas funções do Pix podem acabar com os cartões de crédito; entenda

O Pix, criado pelo Banco Central, ganhará novas funcionalidades em 2024 e que até podem substituir o cartão de crédito. Entenda!

O sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, movimentou um total recorde de R$ 15,3 trilhões entre janeiro e novembro de 2023, de acordo com os dados da autarquia. Porém, espera-se que esse valor aumente ainda mais com a integração de novas ferramentas. Assim, o Pix pode até substituir o cartão de crédito.

Sendo assim, a nova agenda dessa forma de pagamento inclui funções como o débito automático e a opção de parcelamento. Ambas as funções visam expandir a versatilidade do sistema para os usuários. Continue a leitura!

Novas funcionalidades podem fazer Pix substituir o cartão de crédito

celular com tela de Pix e uma nota de 50 reais com moedas
Imagem: ADVTP / shutterstock.com

Pix Automático é uma das funcionalidades previstas para lançamento em outubro de 2024. Ele funciona de maneira semelhante ao débito automático tradicional, permitindo o agendamento instantâneo de contas associadas ao CPF do usuário.

Sendo assim, os clientes poderão utilizá-lo para pagar mensalidades de serviços públicos, escolas, universidades, academias, condomínios, clubes sociais, planos de saúde, serviços de streaming, portais de notícias, clubes de assinaturas e empresas do setor financeiro. Logo, o Pix poderá substituir o cartão de crédito.

Ademais, o Banco Central determinou que o Pix Automático será gratuito para pessoas físicas e sua oferta será obrigatória pelos bancos. As empresas, por outro lado, terão sua disponibilidade determinada pelos acordos entre os bancos e as respectivas instituições financeiras.

Saiba mais sobre as demais funções

O Pix Agendado é outra função prevista e permitirá aos usuários agendar a data e hora para o envio de uma transferência, facilitando o pagamento de contas recorrentes, como aluguel ou mesadas. Essa funcionalidade direciona-se principalmente a pessoas físicas.

O Pix Parcelado, por sua vez, é uma funcionalidade em desenvolvimento que terá um desempenho semelhante a de um cartão de crédito, permitindo que o consumidor compre um produto e parcele o valor.

Veja também:

Aposentadoria do INSS: idade mínima mudou; entenda os novos critérios

Embora o Banco Central ainda esteja desenvolvendo essa função, alguns bancos já estão oferecendo essa opção. Tais funcionalidades visam ampliar as possibilidades de uso do Pix, democratizando ainda mais o acesso à serviços financeiros e tornando as transações cada vez mais convenientes e seguras.

Imagem: ADVTP / shutterstock.com