Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo aumento salarial vem muito acima do esperado

De acordo com boletim, de 2021 para 2022, houve um aumento salarial acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Os trabalhadores podem comemorar uma boa notícia. É dito isso pois, durante o mês de outubro, 67,8% dos reajustes salariais negociados ficaram acima da inflação.

A informação é do boletim Salariômetro – Mercado de Trabalho e Negociações Coletivas, divulgado todo mês pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Abaixo, confira os detalhes do aumento salarial.

Aumento salarial acima do esperado

De acordo com a fundação, de 2021 para 2022, houve um movimento de reajustes acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Em suma, o reajuste médio do aumento salarial ficou em 8,1%. O cálculo foi feito a partir do estudo de 283 instrumentos que tiveram correção.

Em outubro, o piso mediano foi de R$ 1.518. Já o INPC acumulado nos últimos 12 meses é de 7,2%.

O estudo aponta que 16,6% das negociações garantiram reajuste igual ao INPC, enquanto 15,5% dos instrumentos analisados ficaram abaixo da inflação.

Entre os dados do estudo, a Fipe possui uma prévia do resultado de novembro. A estimativa é que o aumento salarial médio fique em 7,3%. Dessa forma, 62,8% das negociações devem ficar acima da inflação.

Ademais, até o fechamento do boletim, houve a junção de 43 instrumentos para o cálculo da prévia. Desse modo, os resultados preliminares podem mudar com outras informações agregadas. Para a data-base de outubro, a inflação deve ficar em 6,5%.

De janeiro a outubro, o setor com o maior reajuste mediano real foi a indústria de joalheria, com índice de 0,76% acima da inflação. Logo após, está o setor de vigilância e segurança privada, com 0,26% de ganho real.

Por fim, do lado oposto, estão as empresas jornalísticas. No ano, elas tiveram um índice de reajuste médio real de 3,52% abaixo da inflação. No penúltimo lugar da lista aparece o setor de Radiodifusão e Televisão, com 2,41% abaixo da inflação.

Imagem: Leonidas Santana/shutterstock.com