Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo banco digital criado por ex-Banco do Brasil será lançado em breve

Fique por dentro da novidade que, dentre os diferenciais, busca implementar os serviços de empréstimo entre pessoas.

Um ex-executivo que trabalhou como líder de tecnologia do Banco do Brasil e como superintendente de TI no Banco Original entre 2019 e 2020 resolveu alçar novos ares na carreira. 

Em 2020, Paulo Bissacot resolveu embarcar na área do empreendedorismo e desenvolveu sua ideia. Ao lado de seu irmão, André Bissacot, BPO financeiro da Maiu, Paulo fundou, no ano passado, o banco digital Oppens.

O empreendimento foi construído com recursos próprios, mas a dupla vê um crescimento orgânico pela frente. “Não fomos atrás de rodada de investimento”, declarou Paulo.  

Educação financeira para todos

O banco Oppens será lançado no primeiro semestre deste ano e, assim como o nome diz, trata-se de uma instituição inclusiva, plural e “aberta” a todas as pessoas. 

Desse modo, tem-se como objetivo fazer parcerias com o Serpro, Serasa e outras empresas. Segundo Paulo, o banco terá um mote imprescindível, com foco na educação financeira

Diferenciais do Oppens

Ademais, os irmãos têm como expectativa seguir o modelo ‘peer-to-peer’ lending (P2P), em que pessoas e empresas buscam financiamento direto com os investidores. Vale ressaltar que a modalidade foi regulamentada pelo Banco Central (BC) em 2018. 

De acordo com Paulo, o Oppens pretende iniciar os serviços com foco em pessoas físicas e, ao longo de 2023, ampliar o negócio para pessoas jurídicas. “Temos a expectativa de fazer R$ 1 milhão em receitas no primeiro ano”, afirma o ex-executivo. 

No intuito de seguir um caminho diferente, em novembro de 2022, o Oppens foi autorizado pelo Banco Central a funcionar enquanto Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP).

Destaque entre a concorrência

O desafio do Oppens é se destacar em um segmento com ampla concorrência. Por isso, pretende utilizar dados provenientes do Open Finance, da inteligência artificial e machine learning para criar propostas de crédito mais individualizadas.

Nesse sentido, o banco irá integrar o Open Finance ao Pix. Conforme a Resolução Nº 5050/2022 do Conselho Monetário Nacional, essa novidade visa possibilitar Sociedades de Crédito Direto (SCDs) e de empréstimo entre pessoas a funcionar como iniciadoras de transações de pagamento (ITPs).

Imagem: Cast Of Thousands/ shutterstock.com