Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O STF está monitorando o Facebook, Twitter e WhatsApp?

Informação de que o STF estaria monitorando o Facebook, Twitter e WhatsApp circula na internet. Entenda a situação.

Tem circulado na internet a informação de que o Supremo Tribunal Federal (STF) teria autorizado o monitoramento de redes sociais como o Facebook, o Twitter e o WhatsApp. Diante da repercussão, o órgão veio a público para desmentir o boato.

Além do Supremo, o WhatsApp também se pronunciou sobre o assunto, afirmando se tratar de uma fake news. Confira mais detalhes a seguir.

É falsa a notícia de que o STF está monitorando redes sociais

A notícia falsa que vinha sendo compartilhada diz haver um “acordo” entre os governos da Europa, América do Norte e América do Sul com as empresas para que as mensagens dos usuários fossem monitoradas. 

No entanto, é importante destacar que, no Brasil, a proteção da privacidade no uso da internet é lei. A Lei Federal do Marco Civil da Internet, Lei N° 12.965/2014, é responsável por regularizar o uso da internet, sendo uma das garantias do usuário o direito à privacidade.

Estando entre as empresas citadas no falso comunicado, o WhatsApp se manifestou sobre o assunto e desmentiu a informação. A empresa do Grupo Meta destacou a tecnologia utilizada pela plataforma, sendo ela a criptografia de ponta a ponta, que somente concede acesso aos conteúdos das mensagens a quem a envia e quem a recebe.

Texto circula na internet há cerca de cinco anos

De acordo com a Agência de verificação de notícias Lupa, o mesmo texto já havia circulado na internet entre os anos de 2017 e 2020. Confira o falso comunicado na íntegra:

“Você está sabendo que: A partir de amanhã, em todo o mundo, existem novas regras de comunicação, todos os governos da Europa, América do Norte e América do Sul chegaram a um acordo com o WhatsApp, Twiter, Facebook e outros canais de comunicação. Todas as chamadas serão gravadas”.

“Todos os registros de chamadas telefônicas são gravados. Todas as mensagens e chamadas WhatsApp são gravadas. O Twitter é monitorado. NO BRASIL O STF AUTORIZOU O MONITORAMENTO. Tenha cuidado para não enviar mensagens ou informações desnecessárias que sejam contrárias aos governos, leis e moralidade. Evite dizer informações sensíveis ou sensíveis aos seus amigos e familiares”.

“Diga aos seus filhos e tenha muito cuidado! É muito importante transmitir esta mensagem hoje. Porque a partir de amanhã já existe uma outra forma de vigilância em todos os países do mundo. Incrível mas certo. Envie-o apenas hoje a todos os seus entes queridos e amigos”.

“Tudo o que você escreve ou fala pode ser usado contra você e não uma piada é uma realidade!!! Repassem urgente!”, diz a notícia falsa que circula nas redes sociais.

Imagem: Agência Senado/Reprodução