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Novo benefício do Cadastro Único está surpreendendo os brasileiros

O Cadastro Único (CadÚnico) é uma plataforma que garante aos brasileiros o acesso a programas e benefícios oferecidos pelo Estado.

O Cadastro Único (CadÚnico) é uma plataforma que garante aos brasileiros o acesso a programas e benefícios oferecidos pelo Estado. Dessa forma, o Telefone Popular, ferramenta que tem como objetivo oferecer condições de acesso à telefonia fixa aos cidadãos, tem surpreendido os brasileiros. 

O programa atende famílias que estiverem com os dados atualizados no Cadastro Único há pelo menos dois anos. Assim, é possível ter acesso a assinaturas de telefone com valores em torno de R$ 15 por mês. O preço pode variar de acordo com a região do país. Confira como funciona o Telefone Popular.

Para ter acesso ao Telefone Popular, o Governo Federal estipulou normas que devem ser seguidas pelos cidadãos. Assim, por R$ 15 o beneficiário pode ter acesso a 90 minutos de chamadas locais para telefones fixos. Ligações com duração maior exigem que o cidadão insira créditos no Telefone Popular.

A regra dos créditos também se enquadra para chamadas realizadas para celulares e ligações de longa distância, sejam elas internacionais ou nacionais.

Como aderir ao Telefone Popular com o Cadastro Único?

Para ter acesso ao programa, o cidadão deve ter os dados no Cadastro Único atualizados há no mínimo dois anos. Assim, o beneficiário pode ligar para a concessionária telefônica da região para solicitar a adesão ao Telefone Popular:

  • 10312: CTBC Telecom;
  • 10314: Oi Região 2 (antiga região da Brasil Telecom);
  • 10315: Telefônica/Vivo;
  • 10331: Oi Região 1;
  • 10343: Sercomtel.

O cadastro deve ser realizado pelo responsável familiar, que deverá apresentar o Número de Identificação Social (NIS), o CPF e o Título de Eleitor ou o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), caso não tenha o CPF cadastrado no Cadastro Único.

Dessa forma, a concessionária consultará a viabilidade da contratação do Telefone Popular por parte do cidadão por meio de verificação no banco de dados do Cadastro Único. 

Em caso de aprovação, a empresa realizará o atendimento do cidadão em até 7 dias contados da aprovação.

Imagem: JERO SenneGs/shutterstock.com