Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo golpe na Uber: viagens estão sendo feitas sem o passageiro; saiba mais detalhes

O golpe é aplicado pelo próprio motorista, sem qualquer restrição do aplicativo. Veja como funciona e como se precaver!

Muitos motoristas da plataforma Uber estão realizando um série de golpes aos passageiros. As viagens estão sendo feitas sem os clientes e com valores modificados. No Twitter, vários usuários já relataram que passaram pela mesma situação.

O mecanismo utilizado pelo golpe é o código de segurança e já funciona de maneira similar no aplicativo do iFood. Em suma, no momento da entrega, o consumidor informa um código ao motorista, para confirmar que recebeu o seu pedido. Veja como isso está funcionando de maneira ilegal na Uber!

U-Código

O golpe do código de segurança é feito de maneira manual pelos motoristas. O U-Código é um recurso disponível aos usuários do aplicativo, que visa dar mais segurança aos passageiros e condutores. Ele é ativado de maneira opcional, ou seja, não é preciso tê-lo para usar os serviços da Uber.

Trata-se de um código de quatro dígitos, que é enviado ao consumidor. Ao entrar em um carro da plataforma, o código deve ser informado ao motorista. No entanto, a ação deve ser realizada apenas no momento em que a viagem começa. Mas é nesse ponto que os motoristas utilizam o código para realizar o golpe.

Como funciona o golpe na Uber?

Antes de atender o passageiro, o motorista pede ao cliente o código de segurança por meio do chat. Ao ser informado, ele indica no aplicativo que já está com o cliente e altera o percurso da viagem.

Além do percurso ser realizado sem o passageiro, ele terá de pagar um valor maior, já que a distância influencia o preço da viagem. Tudo isso é feito sem que haja nenhum impedimento por parte do aplicativo.

No entanto, em nota, a Uber se comprometeu a atualizar e fortalecer as otimizações para proteger a plataforma e os usuários.

Enquanto as melhorias não estão disponíveis, para não cair no golpe, é preciso informar o código verbalmente apenas no momento em que o passageiro entra no veículo. Outro modo é desativar a opção do código de segurança, por meio das configurações do aplicativo.

Imagem: ShotPrime Studio / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital