Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo golpe usa chocolate Franuí, famoso nas redes sociais, para fazer novas vítimas; fique atento

Páginas falsas chamam a atenção dos internautas que desejam comprar o famoso Franuí. Veja como evitar esse tipo de golpe!

A popularidade do doce de framboesa congelada coberta com chocolate da marca argentina Franuí têm trazido dores de cabeça para os consumidores. Diversos sites falsos, que se passam por revendedores, estão aplicando golpes nos brasileiros que tentam comprar o produto por meio da internet.

A Franuí, bastante conhecida no TikTok, onde a hashtag #Franui já acumula mais de 100 milhões de visualizações, não comercializa seu doce diretamente ao consumidor no Brasil. Ou seja, no país, para adquirir a delícia argentina, é preciso encontrá-la em mercados, docerias ou por meio de aplicativos de entrega.

Como os golpistas agem

Na terceira posição de buscas do Google pela palavra “Franuí”, estão os famosos sites falsos. Com uma estética quase indistinguível do site oficial, eles ludibriam os consumidores desavisados com uma plataforma de pagamento bastante sofisticada. A situação é tão crítica que, segundo relatos nas redes sociais, para alguns usuários, o golpe só não aconteceu graças à ação de bancos digitais.

Veja também:

PagBank libera 8 superpromoções na Black Friday; confira

Assim sendo, no Instagram, a marca se pronuncia sobre a situação e traz alertas sobre os sites fraudulentos. Além disso, também faz questão de frisar que o produto não está à venda em nenhum site que não sejam os pontos de venda.

Potes de chocolate Franui vistos de cima
Imagem: Ralf Liebhold / Shutterstock.com

Como evitar cair no golpe do Franuí?

Se, por um lado, temos os golpistas, por outro, temos o Google. A gigante da tecnologia oferece um canal para denunciar sites fraudulentos, chamado Navegação Segura. Muito além de evitar que esse tipo de site apareça nos resultados de busca, o serviço também pode desativar a página, impossibilitando que novas vítimas caiam no golpe.

No entanto, enquanto a empresa não resolve o impasse, o jeito é mesmo recorrer aos pontos de venda oficiais. Outra opção é tentar fazer uma versão caseira do doce, como sugerem alguns usuários no TikTok. E, claro, sempre manter a atenção e o discernimento na hora de fazer compras online.

Imagem: Ralf Liebhold / Shutterstock.com