Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo grupo de consumidores será afetado por reajuste na conta de luz

Reajuste na conta de luz afetará novo grupo de consumidores, aumentando os custos de energia elétrica.

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou o reajuste anual nas tarifas de energia para os consumidores da distribuidora Light, no Rio de Janeiro.

A saber, o aumento será de 4,05% para consumidores residenciais e de baixa tensão, abrangendo também consumidores rurais, comerciais, serviços, governo e iluminação pública. Já para consumidores industriais, de alta tensão, o aumento aprovado é de 2,45%.

As novas tarifas entraram em vigor nestaa sexta-feira (15). Assim, com esse reajuste, os consumidores devem estar atentos às mudanças em suas contas de luz e buscar formas de economizar energia.

Conta de luz: Aumento Inferior à Inflação

Lâmpada e moedas sobre uma conta de luz de tarifa social
Imagem: TanitJuno/shutterstock.com

No ano passado, o acréscimo médio na conta de luz da Light foi de 7,4%. Na atual atualização tarifária, a companhia que se encontra em recuperação judicial com dívidas de cerca de R$ 11 bilhões, teve o reajuste aprovado, mas este se mostrou inferior à inflação dos últimos 12 meses, que foi de 4,5%.

O reajuste foi estabelecido após debates entre os diretores da agência reguladora. Assim, a proposta inicial da diretora Agnes Costa, de aumento de 0,35% para os consumidores residenciais e desconto de 0,9% para as indústrias, baseou-se nos números de compensações tributárias apresentados pela empresa.

Dicas para economizar

Diante do reajuste que impactará o orçamento dos consumidores do Rio de Janeiro, existe uma alternativa para economizar na conta de luz. Isso será feito com os descontos oferecidos pelo Governo Federal, através do programa Tarifa Social, criado há 21 anos. Apenas em 2022, mais de 24 milhões de brasileiros já foram beneficiados por esse programa.

Dessa forma, seja cliente residencial de baixa renda, inscrito no CadÚnico ou pertencente a uma família com renda mensal per capita inferior a meio salário mínimo, há várias formas de se beneficiar dos descontos oferecidos pela Tarifa Social.

Veja também:

Motoristas de app vão paralisar atividades no dia 26 em protesto contra projeto do governo

Contudo, existem duas condições adicionais. São elas:

  • A possibilidade de economizar ainda mais na conta de luz, especificamente para famílias que possuem pessoas com deficiência que necessitam do uso contínuo de aparelhos elétricos;
  • e a renda familiar mensal não excede três salários mínimos.

Imagem: Renata Photography / Shutterstock.com