Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo pagamento do Itaú está prestes a ser liberado; saiba se vai receber

Itaú fará pagamento importante nos próximos dias. Saiba quem e quanto as pessoas poderão receber do banco brasileiro!

O Itaú anuncia novo pagamento para o mercado. Os repasses vão acontecer no dia 1º de dezembro deste ano, mas nem todos os acionistas da empresa irão receber parte desse valor. Isso porque apenas as pessoas que tinham ações do banco em uma determinada data terão direito ao repasse.

O Itaú faz dois tipos de pagamento para os seus acionistas, os mensais e o complementar. Ambos servem para distribuir entre os investidores os lucros que a instituição financeira alcançou. Entretanto, o segundo modelo precisa de uma aprovação semestral da assembleia do banco.

Assim, o Itaú fará um pagamento de dividendo mensal para os seus acionistas. O último aconteceu no dia 1º de novembro, então o próximo será no dia 1º de dezembro deste ano.

Itaú fará pagamento para quais acionistas?

De acordo com as determinações do Itaú, o pagamento de dezembro será para os acionistas que cumprirem alguns requisitos da instituição. Dessa forma, eles precisam ter a posse das ações do banco em uma data específica, sendo que para o próximo repasse essa data é 31 de outubro de 2023.

O pagamento vai para os acionistas que possuem ações ordinárias e preferenciais do banco brasileiro. Entretanto, não haverá uma diferenciação no valor dos dois papéis. Consequentemente, os acionistas receberão a mesma coisa, independentemente do tipo de ação que possuem na sua carteira.

Veja também: Saque do Caixa Tem sem cartão: como fazer em poucos passos

Letreiro do Itaú em fachada de agência bancária.
Imagem: SERGIO V S RANGEL / shutterstock.com

Quanto cada um vai receber?

O Itaú fará um pagamento de Juros sobre Capital Próprio (JCP) no valor de R$ 0,01765 por ação. Como a legislação fiscal brasileira pede o recolhimento de 15% desse montante como Imposto de Renda, cada acionista do banco vai receber R$ 0,015 por cada papel que tiver.

Os investidores que compraram ações do banco depois do dia 1º de novembro vão receber a sua parte do lucro do banco apenas em 2024. Isso, se mantiverem a posse dos papéis até a data de corte para o próximo pagamento.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / shutterstock.com