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Novo pedágio sem cancela gera multas injustas de R$ 195

Um novo pedágio está gerando multas injustas aos motoristas que trafegam pela rodovia que adotou esse sistema. Confira!

Diversos condutores estão reclamando que um novo pedágio está gerando multas injustas no valor de R$ 195,23. Trata-se de um modelo que não utiliza cabine e cancela, conhecido como “free flow”.

Esse sistema, que está sendo implementado em rodovias como a Rio-Santos (BR-101), vem causando confusões para os motoristas que não efetuam o pagamento dentro de 15 dias. Continue a leitura!

Conheça o novo pedágio que está gerando multas injustas aos motoristas

Visão do alto de uma pista de carros passando numa praça de pedágio.
Imagem: Vladyslav Horoshevych / shutterstock.com

O free flow é um sistema moderno de pagamento de pedágio em que as cabines e cancelas são substituídas por pórticos com sensores. Os motoristas simplesmente atravessam o pórtico, respeitando o limite de velocidade local, sem precisar parar para pagar a tarifa na hora.

Após a passagem, eles têm o prazo de até 15 dias para efetuar o pagamento, podendo receber punições se não o fizerem. Logo, o não pagamento resulta em evasão de pedágio, uma infração de trânsito grave. Além da multa de R$ 195,23, o motorista ainda leva 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Falhas no sistema causam punições

Apesar de parecer uma solução eficiente, muitos motoristas alegam que o sistema tem falhas, sendo difícil acessar a fatura ou efetuar o pagamento online. Além disso, muitos alegam desconhecer o novo sistema e acabam sendo multados sem ter a chance de pagar a tarifa.

Essas e outras reclamações levaram a protestos de usuários insatisfeitos, como o ocorrido em Mangaratiba (RJ), onde houve o bloqueio de duas pistas na rodovia em forma de protesto contra o sistema free flow.

O que diz a concessionária?

A CCR RioSP, concessionária responsável pelo trecho da rodovia onde o sistema está em funcionamento, afirmou que está analisando as reclamações, apesar de haver sinalizações específicas para informar sobre o funcionamento desse novo modelo.

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Ademais, a empresa apontou que pretende melhorar o atendimento às reclamações e que está em busca de soluções para tornar o sistema mais acessível e eficaz para todos os usuários.

Imagem: Vladyslav Horoshevych / shutterstock.com