Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo projeto do governo vai distribuir muito dinheiro para os brasileiros; confira

Decreto prevê melhorar a arrecadação de impostos e também de oferecer trabalho para pessoas com deficiência.

Tentar a sorte em um jogo de aposta é um hábito que muitos brasileiros têm. E um que por muito tempo fez parte da rotina dos apostadores vai voltar a ser vendido, aumentando as chances dos jogadores se darem bem.

A volta da Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), a famosa ‘raspadinha’, teve anúncio pelo Ministério da Economia. Deve-se enviar o projeto que propõe sua reativação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em abril.

Com o retorno da aposta, o bolso dos brasileiros pode ganhar uma grana extra, assim como os cofres do governo, que devem arrecadar de R$ 3 bilhões a R$ 5 bilhões por ano.

‘Raspadinha’ vai ajudar a economia e as pessoas com deficiência

O retorno da Lotex faz parte das estratégias do governo para melhorar a arrecadação. A proposta é a segunda apresentada por Fernando Haddad, ministro da Fazenda, a respeito da tributação de jogos de aposta.

A primeira foi mencionada no início do mês, em que os sites de apostas online passariam a ser cobrados de imposto. O projeto da ‘Raspadinha’ traz, ainda, uma oportunidade de trabalho. A proposta garante que a venda da Lotex seja feita exclusivamente por pessoas com deficiências.

De acordo com o IBGE, cerca de 17 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Essas pessoas têm, em sua maioria, chances reduzidas de conquistar uma ocupação. 

A ideia se baseia no que já acontece na Espanha, em que a Organização Nacional de Cegos detêm a maior loteria do país e emprega 17 mil pessoas.

Como vai funcionar?

Veja abaixo como será o retorno da ‘Raspadinha’, caso o decreto tenha aprovação:

  • Após aprovado, o governo abrirá uma licitação para a concessão de operação da Lotex; 
  • Até a finalização da licitação, a Caixa Econômica Federal será a responsável pela venda da ‘Raspadinha’; 
  • A aposta poderá ser feita de forma física nas lotéricas e online, através de um site onde será possível passar o mouse no lugar a ser raspado; 
  • As lotéricas que forem vender a Lotex terão que disponibilizar local com acessibilidade adequada; 
  • A dispensa de pessoas com deficiência só se permitirá caso não haja pessoas nestas condições que estejam aptas ao trabalho.

Imagem: Rafastockbr / Shutterstock