Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo super benefício chegará aos bolsos de milhões de brasileiros em 2024

Conheça esta medida que busca trazer benefícios econômicos e estimular o consumo; Medida semelhante já movimentou R$ 1 bilhão

O município do Rio de Janeiro se encaminha para uma transformação econômica histórica, visando trazer benefícios a vida de milhões de cariocas. A capital fluminense está alinhada para lançar sua própria moeda social.

Trata-se de um conceito já testado e aprovado em outras cidades do estado, como Maricá, com o objetivo principal de estimular o consumo e fortalecer a economia dentro das comunidades. Neste artigo, vamos explicar como vai funcionar a nova moeda.

Saiba como vai funcionar a nova moeda carioca

Imagem: rafastockbr/shutterstock.com

Batizada carinhosamente de “Samba”, a nova moeda social é um ambicioso projeto liderado pelo secretário Diego Zeidan. De acordo com Zeidan, essa iniciativa buscará impulsionar a economia dentro das comunidades.

Isso porque a medida canaliza os pagamentos dos programas municipais através desta moeda. Isso não apenas valorizará o comércio local, mas também garantirá que o dinheiro circule e permaneça dentro da comunidade, dando um impulso significativo aos negócios da região.

Projeto prevê criação de bancos comunitários; veja como vai funcionar

A proposta também inclui a criação de bancos comunitários em cada comunidade. Esses bancos terão a responsabilidade de gerir a “Samba” localmente, desde o cadastramento de comerciantes até a organização de cooperativas de produção e redução da informalidade.

O diferencial aqui é que as taxas administrativas geradas permanecerão na comunidade, ao invés de serem transferidas para operadoras externas. Isso abre caminho para os bancos comunitários oferecerem linhas de crédito, apoiando ainda mais a economia regional.

Como funcionam moedas sociais?

As moedas sociais não são um conceito novo, mas têm ganhado força recentemente, especialmente após o sucesso em Maricá. Funcionando como moedas alternativas, seu uso é geralmente restrito a certos grupos ou localidades com o objetivo de facilitar a troca de serviços e produtos.

Veja também:

Prazo para conseguir desconto no IPTU 2024 acaba neste sábado (30); veja como conseguir

O sucesso da moeda social em Maricá, que injetou mais de R$ 1 bilhão na economia local, é um testemunho do benefício dessa abordagem.

Imagem: EDSON DE SOUZA NASCIMENTO / Shutterstock.com