Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo valor da conta de luz para 2023 deixa brasileiros preocupados

A projeção da ANEEL estima que, em 2023, 7 distribuidoras devem ter um reajuste na conta de luz, superior a 10%. Saiba mais!

Após um bom período de bandeira verde na tarifa da conta de luz, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) tem uma má notícia aos brasileiros. É dito isso, pois a Agência estima que a tarifa de energia elétrica deve aumentar. Em suma, a alta deve ser de, em média, 5,6% em 2023.

Diante disso, os brasileiros podem preparar o bolso, pois o aumento vai acontecer. É o que apontam os dados apresentados ao grupo de Minas e Energia do governo de transição, conforme informações oficiais. Abaixo, veja todos os detalhes sobre o novo valor da conta de luz.

Conta de luz deve ficar mais cara em 2023

Em suma, a projeção da ANEEL estima que, em 2023, 7 distribuidoras devem ter um reajuste na conta de luz, superior a 10%.

Enquanto isso, 15 distribuidoras devem sofrer um reajuste superior a 10%; 15 distribuidoras reajuste entre 5% e 10%; 17 distribuidoras reajuste entre 0% e 5%; e 13 distribuidoras reajuste menor a 0%.

Conforme a Agência Brasil, no relatório apresentado durante a reunião com o grupo de transição, a ANEEL afirma que os valores de reajuste da conta de luz dependem de premissas que podem mudar até a homologação dos processos tarifários.

Além disso, no encontro com o grupo de Minas e Energia, houve a discussão de vários temas. Como, por exemplo, a abertura do mercado livre, a evolução das tarifas, a qualidade do serviço e questões relativas à tarifa social. Também se discutiu a universalização, qualidade do serviço e satisfação do usuário.

De acordo com nota oficial da Agência Brasil, a ANEEL declarou:

“A ANEEL apresentou durante o encontro um panorama das principais questões em discussão no setor elétrico, relativas aos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização, além dos temas que estão atualmente em debate que merecem maior atenção da equipe de transição”.

Por fim, vale ressaltar que a ANEEL, por meio da sua Diretoria e Assessorial Institucional mantém um relacionamento próximo com o Poder Executivo e Legislativo. Além disso, a Agência se relaciona com os investidores no setor de energia elétrica, conforme informações oficiais.

Imagem: Gabriel_Ramos / Shutterstock.com