Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novos comandantes indicados por Lula tomam posse antecipadamente

A antecipação dos novos comandantes foi parte do acordo com o atual ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira. Saiba mais

Recentemente, o futuro presidente anunciou suas indicações para os cargos de comando das forças armadas: Aeronáutica, Exército e Marinha. No entanto, dois dentre os novos comandantes indicados por Lula (PT) tomarão posse antes do início de seu mandato.

A passagem de cargo antecipada foi resultado de um acordo entre o atual ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, e o futuro chefe da pasta, José Lúcio Monteiro. Ademais, o calendário previsto para a posse antecipada seriam os dias 29 e 30 de dezembro.

Comandantes da Marinha e do Exército assumem cargos ainda esta semana

Na manhã da última segunda-feira (26), o general José Lúcio e Lula se encontraram para discutir alterações no Ministério da Defesa. Nesta conversa, ficou decidido que os comandantes do Exército e da Marinha tomariam posse antes do início do mandato do presidente eleito.

No calendário previsto, a primeira sucessão se dará na Marinha, com a posse do almirante Marcos Sampaio Olsen. No dia seguinte, será a vez do novo comandante do Exército, o general Júlio Cesar de Arruda.

Tais sucessões dos cargos de comando têm previsão de ocorrerem oficialmente ainda esta semana. Assim, a última posse será a da Aeronáutica, por meio da oficialização do tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno no cargo no dia 2 de janeiro de 2023.

Quem são os futuros comandantes das forças armadas?

Em resumo, o almirante Marcos Sampaio Olsen atua na Marinha do Brasil desde 1979 e possui 24 condecorações em toda a sua trajetória nas forças marítimas. Além de possuir formações da Escola de Guerra Naval, é pós-graduado em Ciências Políticas e tem mestrado em Defesa e Segurança Hemisférica.

Por sua vez, o general Júlio Cesar de Arruda ingressou no Exército brasileiro em 1975 e, atualmente, é chefe do departamento de Engenharia e Construção. Além de vasta formação e experiência militar do novo comandante do Exército, ele é um dos generais mais antigos no Alto Comando do Exército.

Enfim, o novo comandante da Aeronáutica será o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, cujo início de carreira se deu em 1976. Graduado em Administração de Empresas e formado em Política Estratégica Aeroespacial, Kanitz possui 22 condecorações aeronáuticas.

Imagem: Filip Andrejevic / Unsplash