Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nubank fechou 2022 como o 5º maior banco em número de clientes do país

Após ultrapassar o Santander, o banco digital Nubank tornou-se uma das maiores instituições financeiras do Brasil. Confira!

Os dados da empresa de serviços financeiros UBS Group apontaram que o banco digital Nubank ultrapassou o Santander e tornou-se, em 2022, o 5º maior banco do Brasil em número de clientes. Além disso, a instituição possui a menor taxa de reclamação no Banco Central dos 15 principais bancos.

De acordo com o levantamento feito a partir da base de dados do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro (CCS) e do Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR), o Nubank ampliou em 4,24 milhões o número de usuários em comparação com o trimestre anterior.

Ranking de 2022 dos 10 maiores bancos brasileiros em quantidade de usuários

Entre os 5 maiores bancos do Brasil em números de clientes, é preciso considerar que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil são, respectivamente, um banco público e outro misto. Ou seja, há benefícios e programas do Governo que exigem a abertura de conta em um deles.

Entretanto, observar uma fintech como o Nubank ter destaque no ranking mostra o potencial de crescimento dos bancos digitais. Confira, a seguir, o número consolidado de usuários para 2022 dos 10 maiores bancos do país:

  • Caixa Econômica Federal: 148,13 milhões de clientes;
  • Bradesco: 102,81 milhões de clientes;
  • Itaú: 97,71 milhões de clientes;
  • Banco do Brasil: 74,13 milhões de clientes;
  • Nubank: 69,08 milhões de clientes;
  • Santander: 62,03 milhões de clientes;
  • Original: 47,99 milhões de clientes;
  • Mercado Crédito: 43,10 milhões de clientes;
  • Ame Digital: 31,1 milhões de clientes;
  • PagBank: 27,72 milhões de clientes.

Fintechs de crédito versus bancos tradicionais

De acordo com dados do Banco Central, as fintechs de crédito como Nubank, Original e outros, ampliam seu público de forma mais rápida do que os bancos tradicionais. Apenas o Nubank, por exemplo, conquistou mais de 14,9 milhões de clientes em 2022.

Outro dado interessante é que, somando os 5 primeiros colocados, existem quase 480 milhões de contas. Ou seja, os consumidores estão com diversas contas em diferentes bancos.

Por fim, quando o assunto são reclamações no Banco Central no último trimestre de 2022, o Nubank é apenas o 14°, com 6,9% de reclamações procedentes. Se considerar os bancos da lista dos maiores em números de clientes, merecem destaque ainda as seguintes instituições:

  • O Inter aparece como o 2 º com mais reclamações no Bacen, com 36,9% de reclamações válidas;
  • O Bradesco figura na 5ª posição (21,64%) e o Santander em 6º (21,05%);

A lista dos bancos com mais reclamações é liderada pelo BTG Pactual/Banco PAN, que possui cerca de 21,1 milhões de clientes e atingiu o índice de 76,13% de reclamações procedentes.

Imagem: Diego Thomazini / shutterstock.com