Nubank recebe nota BB- de grande agência de classificação de risco; seu dinheiro está seguro?
Recentemente o Nubank recebeu a classificação “BB-“, mas muitos não sabem o que isso significa. Entenda os detalhes!
Recentemente o Nubank recebeu uma nota “BB-” da S&P Global Ratings, mas na verdade, muitos não sabem o que isso significa. Tal classificação é uma métrica usada por agências de rating para avaliar a qualidade do crédito de uma entidade financeira ou corporativa.
Nesse caso específico, a nota BB- atribuída à Nu Holdings e à Nu Financeira está em linha com a nota soberana do Brasil. Consequentemente, isso indica que a entidade financeira tem um perfil de risco semelhante ao do país em que está instituída.
Nota do Nubank está alinhada aos maiores bancos do Brasil
A classificação BB- atribuída ao Nubank está em sintonia com algumas das principais instituições financeiras do Brasil. Nesse sentido, em termos simplificados, a classificação de crédito representa o nível de confiança de que a empresa cumprirá seus compromissos financeiros.

Portanto, essa informação é particularmente relevante para investidores. Isso porque a classificação positiva indica que a instituição financeira apresenta uma solidez e tem perspectivas favoráveis para o futuro.
Uma boa notícia para os investidores
O relatório da S&P revela que a classificação do Nubank reflete uma melhoria em suas métricas financeiras, impulsionada pelo seu sólido crescimento e pela otimização de sua eficiência.
Em setembro do ano passado, a mesma instituição financeira atingiu o ponto de equilíbrio (breakeven) no nível da Holding e, desde então, tem apresentado resultados financeiros mais robustos. Isso afeta de forma significativa o empreendimento.
Isso porque há uma capacidade mais alta em atrair mais investidores e facilitar negociações Além disso, também há vantagens no que diz respeito ao relacionamento tanto no cenário empresarial brasileiro quanto internacional.
Veja também:
Novas contratações do Minha Casa, Minha Vida serão lançadas em outubro pelo governo; saiba mais
Fatos que influenciaram na classificação
A S&P enfatizou que um dos principais fundamentos para a classificação foi a perspectiva de crescimento. Essa perspectiva se baseia na expansão contínua de sua base de clientes, atingindo a marca de 85 milhões de clientes na América Latina em julho.
Além disso, a empresa possui uma estrutura de capital robusta e vem diversificando suas fontes de financiamento. Quanto a isso, o fundador e CEO do Nubank, David Vélez, comentou que essa classificação da S&P valida a visão de longo prazo da empresa e reforça a solidez de seu modelo de negócios.
Atualmente, a cada dois adultos brasileiros, um é cliente do Nubank, e a empresa enxerga um vasto potencial de crescimento em sua base de clientes. Adicionalmente, o banco possui uma significativa oportunidade de se tornar a principal instituição financeira dos brasileiros.
Imagem: Alf Ribeiro/ shutterstock.com