Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Número de brasileiros endividados cai em agosto; confira

Em agosto, o número de famílias endividadas era de 77,4%, o que representa uma queda em relação a julho. Confira!

Desde janeiro de 2010, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulga mensalmente a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC). Nesta semana, foi divulgado o levantamento referente ao mês de agosto, trazendo uma notícia positiva.

Em agosto, o número de famílias endividadas foi de 77,4%, representando uma queda em relação a julho, quando a porcentagem era de 78,1%. Isso significa uma redução de 0,7%. Veja mais detalhes!

Brasileiros têm menos dívidas

A pesquisa também revela que, nos últimos 12 meses, houve uma redução de 1,6% no endividamento das famílias. No entanto, a proporção de contas em atraso aumentou de 29,6% para 30%. Além disso, o percentual de pessoas que não terão condições de pagar suas contas subiu de 10,8% para 12,7% em um ano.

De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), os setores que concentram a maior parte das dívidas dos brasileiros são:

  • Bancos: 62,67%;
  • Água e Luz: 12,24%;
  • Comércio: 11,42%;
  • Outros: 6,86%.
Casal chateado e preocupado sentado em um sofá na frente de várias contas a pagar, uma calculadora e um computador.
Imagem: fizkes/shutterstock.com

Endividamento x Inadimplência

Embora estejam frequentemente associados, endividamento e inadimplência são situações distintas. O endividamento ocorre quando o consumidor assume uma dívida que será paga no futuro. Portanto, está relacionado a despesas com data futura para pagamento, como compras realizadas no cartão de crédito e financiamento de imóveis ou carros, desde que estejam com os vencimentos em dia.

Veja também:

Confiança do consumidor atinge maior nível desde 2014: faixas de renda mais otimistas podem te surpreender

Por outro lado, a inadimplência acontece quando o consumidor acumula um endividamento excessivo e não consegue pagar as contas com as quais se comprometeu, perdendo, assim, o controle de sua situação financeira. Em resumo, nem todo endividado está inadimplente, mas todo inadimplente está endividado.

Imagem: fizkes/shutterstock.com