Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Número de contribuintes do INSS bate o recorde

O número de trabalhadores contribuindo para o INSS nunca foi tão alto, chegando a 64,3 milhões de trabalhadores. Veja mais detalhes!

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nunca antes tantos brasileiros contribuíram para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Assim, o principal motivo para isso é que, de 2022 para cá, o número de trabalhadores com registro no setor privado está 1,1 milhão maior.

Diante disso, o número de trabalhadores contribuindo para o INSS nunca foi tão alto. Dessa forma, no terceiro trimestre deste ano, 64,3 milhões de trabalhadores contribuíram com a Previdência Social, maior número desde que o IBGE começou a realizar essa pesquisa, em 2012. Veja mais detalhes!

Aumento no número de contribuintes do INSS

Rodolpho Tobler, economista da FGV Ibre, afirmou ao Jornal Nacional, da TV Globo, que “com a atividade econômica mais forte e com menos incerteza”, as contratações formais aumentam, o que faz com que mais pessoas contribuam para o INSS.

Veja também:

Itaú sorteia R$ 1,5 milhão para seus clientes; veja como ganhar

No entanto, a contribuição ao INSS está longe do ideal, visto que não resolve o problema do déficit da Previdência, que neste ano está em R$ 28 bilhões. Em 2019, o governo federal aprovou a reforma da Previdência, que determinou, por exemplo, a idade mínima para que os trabalhadores se aposentem e também o aumento do valor da contribuição para aqueles que ganham mais.

Fachada da sede da Previdência Social.
Imagem: rafastockbr/shutterstock.com

Reforma da Previdência

O economista José Márcio Camargo, explicou ao Jornal Nacional, que a reforma da Previdência foi “super importante”. Pois, anteriormente, as despesas do INSS cresciam entre 5% e 6% ao ano. Após a reforma, essas despesas estão tendo crescimento de cerca de 1,3% ao ano.

Entretanto, essa despesa continua crescendo. Dessa forma, é preciso que “o aumento de receita seja maior que o aumento da despesa”, para que haja um equilíbrio futuramente. Por fim, clique aqui e confira como contribuir por conta própria ao INSS e ter acesso aos benefícios previdenciários.

Imagem: rafastockbr/shutterstock.com