Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Número de inadimplentes diminuiu no Brasil, segundo a Serasa

Após 11 meses, o país teve recuo do número de pessoas endividadas. Entenda os motivos e veja o principais problemas pelas dívidas.

Após 11 meses, o Brasil voltou a registrar queda no número de inadimplentes. Os dados são do Mapa de Inadimplência e Renegociações de Dívidas do Serasa e dizem respeito ao mês de dezembro de 2022. 

De acordo com os dados, 69,4 milhões de brasileiros estavam em situação de inadimplência em dezembro do ano passado. Em novembro, esse número era de 69,83 milhões de pessoas, portanto, 405 mil conseguiram sair das condições que se encontravam e começaram o ano fora do Serasa. 

O que ajudou a melhorar

O Serasa aponta que a queda de inadimplentes tem alguns motivos. Um deles é o evento Feirão Limpa Nome do Serasa. No mês passado, foram realizados mais de 8,4 milhões de acordos com a Serviços de Assessoria S.A, fazendo com que muitas contas fossem tabeladas e controladas.

Um outro motivo levantado é que, nessa época, uma outra ajuda auxilia as famílias brasileiras. Trabalhadores de CLT têm direito a um salário a mais, o 13°salário, o que muita gente usa para pagar dívidas e aliviar as contas.

Já para quem continua com o nome sujo, uma outra pesquisa feita pelo Serasa como um modo de mapear os motivos das pessoas estarem endividadas, sendo constatado que o maior problema é o cartão de crédito. Segundo estimativa, 28,7% dessas pessoas não conseguem quitar faturas e são arrastadas pelos juros. 

Outro motivo são as contas básicas de supermercado, contas de casa, luz e gastos essenciais. As contas de casa representam 22,25% das dívidas. Já as compras no varejo são responsáveis por 11,47% das pessoas estarem com nome sujo.

A pesquisa ainda levantou que as dívidas somadas chegam a R$ 312 bilhões. Se dividido, a conta a ser paga é de R$ 4.493,91 por pessoa.

Como negociar a dívida

A pessoa que está endividada e com nome sujo pode conferir suas dívidas e contas atrasadas, seja pelo aplicativo, pelo WhatsApp ou por ligação no telefone do Serasa. Nessa aba, será apresentada um leque de opções para selar um acordo.

As partes deverão conversar até que tudo esteja certo, ou seja, até que a pessoa saiba o quanto deve e o Serasa saiba como será feito o pagamento. Após isso, as parcelas deverão vir em um boleto que pode ser baixado pela plataforma do Serasa, assim como se o inadimplente resolver pagar a vista.

Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com