Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Número de MEIs explode e aumenta 330% em uma década

O número de MEIs cresceu significativamente, aumentando 330% em uma década, mostrando o fortalecimento desse segmento empresarial. Confira.

O crescimento significativo do número de Microempreendedores Individuais (MEIs) na última década reflete uma tendência de expansão do empreendedorismo no Brasil. Esse aumento superou o crescimento dos trabalhadores com registro em carteira, indicando uma mudança no mercado de trabalho.

Atividades como cabeleireiros, manicures, comércio de vestuário, obras de alvenaria e fornecimento de alimentos são comuns entre os MEIs. Então, o governo federal tem implementado iniciativas para apoiar esses empreendedores, como a possibilidade de repactuação de dívidas e a criação de linhas de crédito com juros menores.

MEIs: crescimento expressivo na última década

Quadradinhos de madeira com as letras "m", "e" e "i", formando a sigla MEI - Microempreendedor Individual
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Na última década, o número de trabalhadores com registro em carteira — também conhecidos por CLTs — apresentou um crescimento menor do que o de pessoas ocupadas. Isso indica que o aumento das vagas tem ocorrido fora do emprego tradicional.

Em 2012, quando a Receita Federal iniciou a série histórica sobre MEIs, havia um empreendedor individual para cada 13,5 trabalhadores registrado em carteira. Desde então, a proporção caiu ano após ano. No quarto trimestre de 2013, a proporção já havia diminuído para um MEI a cada dez trabalhadores com registro.

Entre as atividades mais comuns entre os MEIs estão os profissionais da área da beleza — cabeleireiros, manicures e pedicures — com mais de 1 milhão de inscritos. Outras atividades comuns são o comércio de vestuário e acessórios e obras de alvenaria, assim como promotores de vendas e fornecedores de alimentos.

Iniciativas do governo para MEIs

O governo federal tem buscado maneiras de apoiar esse crescente universo de empreendedores. Dentre as iniciativas estudadas está uma versão para microempreendedores do programa Desenrola, que visa a repactuação de dívidas, além da criação de linhas de crédito com alguma garantia do governo e com juros menores.

Assim, a crescente popularidade dos MEIs, tanto entre os trabalhadores quanto nas políticas governamentais, é um sinal claro das mudanças que vêm ocorrendo no mercado de trabalho brasileiro. As consequências a longo prazo dessas mudanças ainda serão objeto de estudos futuros.

Veja também:

Bolsa Família: quase 3 milhões de famílias estão na Regra de Proteção; entenda como funciona

Para o presente, no entanto, é inegável que o empreendedorismo tem sido uma alternativa viável para muitos brasileiros frente aos desafios do mercado de trabalho tradicional.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com