Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que acontece com quem fica com o nome sujo?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Atualmente, há cerca de 66 milhões de pessoas com o nome sujo no Brasil. Dessa forma, existem diversas consequências para quem está com o nome negativado junto aos birôs de crédito.

Uma das principais consequências de ter o nome sujo é a dificuldade em conseguir crédito. Além disso, há outras situações que o nome com restrição implica, entenda quais são elas.

Redução no Score

O Score de crédito ajuda no processo de concessão de crédito. Assim, ele indica qual o nível de confiança no consumidor. Sendo que quanto maior a pontuação, maiores chances de conseguir crédito e fazer negócios com bancos e financeiras.

Portanto, o nome sujo pode afetar drasticamente o Score, diminuindo a pontuação do consumidor e, consequentemente, dificultando o acesso ao crédito.

Dificuldade na contratação de crédito

O consumidor com o nome sujo enfrenta diversos obstáculos na aprovação de operações de crédito, como ter acesso a um cartão de crédito ou até financiar um carro ou um imóvel.

Isso acontece, pois a instituição financeira procura identificar os níveis de segurança para saber se não sofrerá prejuízos ao conceder o crédito ao consumidor.

Dessa forma, a pessoa estando com o nome sujo demonstra um possível descontrole financeiro, e assim, fica inviável a concessão de crédito por meio de bancos e financeiras.

Dívidas

Em relação à dívida que gerou a negativação do consumidor e sujou seu nome, é comum que esta pessoa tenha seu nome incluído nos órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Assim, durante esse processo a empresa credora busca o cliente para renegociar o débito.

Contudo, a inadimplência pode ocasionar ações judiciais, sendo que, se o consumidor perder a ação, poderá ter as contas bloqueadas a depender do caso. 

Portanto, independente do valor da dívida, as empresas podem abrir uma ação contra o consumidor. Entretanto, normalmente só é utilizada caso o valor do débito seja muito alto.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Prostock-studio / shutterstock.com