Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que acontece se eu não pagar o IPVA? Confira aqui

Aquele que não pagar o IPVA pode sofrer uma série de penalidades. Dessa forma, confira o que fazer nessa situação!

Com o início do ano de 2024, os proprietários de veículos automotores devem ficar atentos ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) que já está sendo cobrado em diversas regiões do Brasil. 

Assim, aqueles que deixarem de quitar o tributo podem sofrer uma série de penalidades, incluindo multas, perda de pontos na carteira. Além de retenção do veículo e até a inclusão do nome em listas de proteção ao crédito. Veja mais detalhes!

Consequências do não pagamento do IPVA

Portanto, o não pagamento do IPVA tem impacto direto na emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que é anual e necessário para a circulação do veículo. Assim, com o automóvel em situação irregular, o condutor pode ter o veículo apreendido. E, ainda receber multa da autoridade de trânsito, além de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Além disso, se o pagamento do IPVA estiver atrasado e não for regularizado, o nome e o CPF (Cadastro de Pessoa Física) do responsável pelo veículo podem ser incluídos em listas de proteção ao crédito. E, consequentemente, ficar com o “nome sujo”.

Imagem de um cartão com a letra IPVA sob uma calculadora
Imagem: Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Multas e Juros

Em São Paulo, por exemplo, o contribuinte inadimplente está sujeito à multa de 0,33% por dia de atraso e juros que seguem a taxa Selic, a taxa de juros básica do Brasil. Além disso, se o atraso ultrapassar 60 dias, a multa será de 20% sobre o valor do IPVA. Diante disso, para quem não conseguiu se programar para fazer o pagamento à vista, a opção de parcelamento é a mais vantajosa. 

Veja também:

Ainda dá tempo: confira 5 dicas para economizar no Carnaval 2024

Pois, a melhor opção entre pagar à vista ou parcelar o IPVA varia de acordo com a condição financeira de cada contribuinte e as regras do estado onde o veículo está registrado. Enfim, é importante estar em dia com o pagamento deste imposto para evitar complicações futuras.

Imagem: Imagem: rafastockbr / shutterstock.com