Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que é a Reforma Tributária?

A Reforma Tributária visa alterar os formatos de cobranças dos impostos no Brasil. Entenda o que sugere o projeto

O assunto da Reforma Tributária está em alta entre as discussões políticas atualmente. O tema tem sido comentado por figuras como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Contudo, diversos brasileiros não sabem do que se trata a Reforma Tributária. 

A reformulação dos tributos do Brasil é um projeto que visa a alterar os formatos de cobranças dos impostos, bem como o percentual de contribuição. Assim, a expectativa é de incentivar o consumo e os investimentos por meio de uma taxação mais simples.

Ainda assim, existem algumas divergências entre as propostas da Reforma Tributária. Confira o que é e o que propõe o projeto. 

O que propõe a Reforma Tributária?

A Reforma Tributária, como mencionado, busca alterar o formato e percentuais de cobrança de tributos. O projeto tem como objetivo simplificar a arrecadação da União, além de gerar maior transparência ao processo de cobrança de tributos. 

Dessa forma, a Reforma Tributária altera as leis que regem o pagamento dos impostos brasileiros, seja para aumentar ou diminuir a quantidade de tributos pagos pelos cidadãos, ou alterar a maneira como são cobrados.

Contudo, as mudanças afetam de formas distintas Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas. Para PFs, a expectativa é de que a reformulação dos tributos brasileiros incentive o consumo e os investimentos, já que facilitariam o processo de taxação. 

Para PJs, a Reforma Tributária deve colaborar para a geração de negócios e empregos, já que facilitaria aos empresários cumprirem com obrigações tributárias.

Propostas de reformulação da tributação brasileira em curso

Atualmente, existem duas propostas de Reforma Tributária em curso. A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 45/2019 da Câmara dos Deputados e a PEC 110/2019 do Senado Federal.

As duas buscam mudar a maneira como são pagos atualmente, tornando o sistema de cobranças de impostos sobre a produção, comercialização de bens e prestação de serviços mais eficiente e transparente. 

Além disso, ambas propostas buscam acabar com os milhares de impostos, unificando-os em dois tipos: IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e  Imposto Seletivo.

Imagem: Mehaniq / Shutterstock.com