Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que é um Informe de Rendimentos?

O informe de rendimentos é um documento importante para a declaração do Imposto de Renda, porque nele encontram-se os dados exatos relativos aos ganhos e recebimentos de uma pessoa durante um determinado período de tempo.

Quais ganhos entram no informe de rendimentos?

Os ganhos que entram no informe de rendimentos são variados. Dentre eles, estão os salários, pensões, aposentadoria, rendimentos de uma aplicação financeira, renda por meio de aluguel, comissões, bônus, entre outros. 

Os ganhos de qual período devem constar no documento?

Normalmente, os valores que devem ser detalhados no documento são os do período de um ano, entre 1 de janeiro a 31 de dezembro.

O que não pode ter no informe de rendimentos?

Como já dito, o informe de rendimentos é um documento onde informações precisas são constatadas, por isso é necessário ter bastante atenção ao processo. Por isso, não pode ser incluídos:

  • Valores aproximados;
  • Dados incompletos;
  • Qualquer informação preenchida de maneira errada.

Quem pode emitir o informe de rendimentos?

O documento pode ser emitido por:

  • Bancos, seguradoras, corretoras de investimentos e instituições financeiras no geral, em que o indivíduo possuir conta, especificando os ganhos ao longo do ano;
  • Empresas de qualquer segmento, detalhando os salários, comissões e bônus, benefícios, 13º salário, entre outros;
  • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), comunicando os valores que aposentados e pensionistas ganharam e receberam no ano.

Os informes de rendimentos podem classificar os ganhos?

Alguns informes de rendimentos podem servir, em determinados casos, para indicar o quanto uma pessoa realizou de pagamentos em certa instituição, negócio ou organização não-governamental. Logo, esses documentos podem chegar a classificar os ganhos em distintas categorias.

Portanto, veja o que pode constar, por exemplo, em um informe de rendimentos expedido e encaminhado pela empresa que realizou a admissão do indivíduo.

Tipos O que consta na categoria
Rendimentos tributáveis, deduções e imposto e Imposto de Renda retido na fonte Salários, pensões alimentícias, férias, contribuições previdenciárias e os valores de IR retidos na fonte.
Rendimentos isentos e não tributáveis Ganhos que têm desconto do Imposto de Renda (indenizações de trabalho por acidente, por exemplo).
Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva Bonificações, bônus e comissões, e Participação nos Lucros e Resultados.  

Além disso, o informe de rendimentos também pode comunicar os custos com ação judicial, para que possam ser removidos. E o pagamento de pensão alimentícia precisa ser incluído no documento, para que possa ser deduzido.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Michael Burrows / Pexels.com