Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que é uma nota de corretagem?

A nota de corretagem é como uma nota fiscal dos investimentos. Nela, você pode achar informações das quais precisa.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A nota de corretagem se trata de um dos documentos com que os investidores lidam no seu cotidiano. Entender sobre a mesma é essencial, ao considerar que servem como um tipo de certificado das transações feitas. Sendo assim, veja a seguir, todos os detalhes sobre essa nota, e saiba como interpretar os elementos que ele contém, a partir de dicas do C6 Bank.

O que é uma nota de corretagem?

A nota de corretagem se trata de um documento que a corretora ao qual o investidor é associado gera, sempre que ele faz uma operação de compra, ou venda de ativos na Bolsa. Em geral, a emissão dela acontece no mesmo dia, mas também pode ocorrer no dia seguinte ao pregão.

Imagine que a nota de corretagem é como uma nota fiscal dos investimentos. Nela, você pode achar informações referentes à corretora, ao investidor, ao valor de compra ou venda do ativo. Também é possível achar a quantidade transacionada, possíveis custos (corretagem, emolumentos), e se há a chance de cobrança do IRRF.

A importância do documento vem da possibilidade de controle financeiro que ele oferta. Ao saber o preço de compra das ações, o investidor pode avaliar se teve lucro ou prejuízo, ou estimar o melhor instante para vender as mesmas, por exemplo.

Como acessar com o C6 Bank?

Em geral, é possível acessar as notas de corretagem no app do C6 Bank. Para isso, basta:

  1. Acessar o app C6 Bank;
  2. Em seguida, toque em “Investimentos” na tela inicial do app;
  3. Depois disso, toque em “Seus documentos”;
  4. Lá, você poderá consultar “Nota de corretagem – renda variável” do dia de seu interesse.

Feito isso, as notas de corretagem são marcadas por letras, no app do C6 Bank. Se estiver marcado um “C”, significa uma compra. Por outro lado, se constar um “V”, a operação foi de venda. Além disso, no campo de observações, é possível saber se você fez ou não um Day Trade, somente com a demarcação de um “D”.

Já no campo “D/C” você pode verificar os débitos e créditos sobre as suas ações. Os valores devem compor o total líquido da nota de corretagem. No documento, o “C” é de crédito, que representa o valor das suas vendas; e “D” significa débito. E isso, indica o quanto você pagou pelas suas ações.

Ademais, podem constar outros dados: Liquidação, Clearing e emolumentos, que são taxas cobradas pela B3 a cada operação em renda variável. Em geral, são as únicas taxas cobranças.

Por fim, é possível verificar o valor a ser lançado na conta corrente, em “líquido”. Se houver um “C” do lado, você vai receber em 2 dias úteis. Por outro lado, se houver um “D”, você terá esse débito na sua conta no mesmo dia da operação.