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O que fazer após não receber o benefício do INSS?

Em determinadas situações, os segurados podem ficar sem receber o benefício do INSS. Saiba como proceder caso isso aconteça!

Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possuem a expectativa de receber seus benefícios mensalmente, conforme calendário liberado pelo instituto. Mas, em raros casos, o pagamento do benefício pode acabar não acontecendo devido a um erro cadastral, ou até mesmo por o benefício ter cessado. 

Se o segurado não recebe o pagamento, é fundamental entender o motivo desta situação. Isso pode incluir erros, cessação do benefício, possíveis atrasos da autarquia, necessidade de atualização de endereço, entre outros problemas. 

Após a identificação do motivo, é possível abrir a solicitação de pagamento junto ao INSS para correção do erro ou resolução da situação pendente.

Motivos comuns para ausência de pagamento do benefício do INSS

Alguns dos motivos que podem fazer com que o pagamento do INSS seja suspenso são:

  • Falha no sistema do INSS;
  • Inconsistência nos dados cadastrais do titular;
  • Suspeita de fraude;
  • Ausência do segurado em perícia obrigatória;
  • Não realização da prova de vida.

É importante que o segurado esteja atento a essas situações e mantenha seus dados atualizados para evitar problemas no recebimento de seu benefício.

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Celular com tela no app Meu INSS e notas de 50 e 100 reais
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Passo a passo para solicitar o benefício não recebido

Por meio do portal Meu INSS, é possível solicitar o pagamento do benefício não recebido de maneira rápida e prática. Veja o passo a passo a seguir:

  • Acesse o Portal Meu INSS e faça login;
  • Selecione a opção “Novo Pedido”;
  • Clique em “Atualizações para Manutenção do Benefício e outros Serviços”;
  • Busque pela opção “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”.

Assim, após atualizar seus dados cadastrais e enviar a documentação solicitada, é preciso aguardar o retorno do INSS, que tem previsão de 45 dias corridos. 

Por fim, o segurado pode acompanhar o andamento da solicitação pelo portal Meu INSS, e-mail ou através do número 135. Assim, receberá informações atualizadas sobre o andamento de sua solicitação de pagamento.

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