Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que fazer após ter o Bolsa Família bloqueado?

Saiba como evitar te o Bolsa Família bloqueado! Entenda as novas regras e acompanhe e utilize o app do benefício!

O Programa Bolsa Família passou por uma grande reformulação em 2023, trazendo uma série de mudanças em suas regras e modificando critérios para aceitação e permanência no programa, além de alterações em valores do benefício e demais aspectos relevantes. 

Dentre as alterações, ocorreram também mudanças nos critérios que podem levar ao bloqueio do Bolsa Família, por isso, é fundamental que os beneficiários estejam cientes e atentos a essas novidades.

O que quer dizer “Bolsa Família pagamento bloqueado crédito em conta”?

Quando os beneficiários consultam seu benefício nos aplicativos do Bolsa Família ou Caixa Tem, por vezes se depararam com a mensagem “Bolsa Família pagamento bloqueado crédito em conta”. Isso pode gerar apreensão, pois pode ser interpretado erroneamente como um bloqueio do benefício.

15 mil do Bolsa Família
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

Contudo, o que essa mensagem realmente significa é que o depósito do benefício já foi feito, mas o montante só estará disponível para saque seguindo o calendário estabelecido pelo Bolsa Família. 

Então, essencialmente, mesmo que a empresa já tenha realizado o pagamento, somente o liberará na data definida pelo calendário. Isso depende do final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.

Por que o Bolsa Família pode ser bloqueado?

É válido enfatizar que o benefício é um programa temporário. Ele visa auxiliar as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, isto é, com renda baixa, sendo mantido enquanto essa situação persistir. A condição de beneficiário do programa pode alterar e levar ao bloqueio do bolsa família nas seguintes situações:

  • Renda familiar acima do limite instituído;
  • Falta de atualização cadastral no CadÚnico (Cadastro Único);
  • Irregularidades no cadastro;
  • Descumprimento das regras de manutenção do benefício. 

As regras de manutenção incluem: atualização da caderneta de vacinação, frequência escolar adequada de crianças e adolescentes. Além disso, também é necessário o acompanhamento pré-natal de gestantes e acompanhamento nutricional de crianças de até 7 anos.

O que fazer em caso de bloqueio?

Caso ocorra bloqueio do Bolsa Família, o beneficiário deve dirigir-se a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município onde reside. Lá é possível ter mais detalhes do motivo do bloqueio. 

Veja também:

Justiça bate o martelo e garante pagamento de adicional noturno de 20%; saiba mais

Nesse local, a equipe informará sobre o que ocasionou o bloqueio do benefício e explicará como proceder para voltar a recebê-lo, já que as medidas necessárias variam conforme a situação.

Imagem: rafapress e elimam / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital